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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50435

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Título: Educação física, natação e autismo: uma revisão da literatura sobre práticas pedagógicas inclusivas
Autor(es): TABOSA, Lívia Beatriz
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Natação; Educação Física Escolar
Data do documento: 16-Abr-2021
Abstract: O autismo é definido como um transtorno complexo do desenvolvimento, com diferentes etiologias, que se manifesta em graus de gravidade variados. Para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, são diversos os benefícios que a prática da natação pode proporcionar. Assim, este estudo teve por objetivo abordar os benefícios da prática da natação em crianças com transtorno do espectro autista, utilizando como método de pesquisa a revisão bibliográfica. Os resultados obtidos referem-se à descrição das características do transtorno do espectro autista, ao enfoque da importância da prática da natação para o desenvolvimento motor, social e cognitivo, e aos efeitos da prática da natação em crianças com transtorno do espectro autista. Ao término da pesquisa, foi possível concluir que a natação traz inúmeros benefícios proporcionando o desenvolvimento global da criança autista. Favorece o desenvolvimento de sua personalidade, melhoria da percepção corporal, facilita o controle da respiração, promove o desenvolvimento social, motor e cognitivo por meio das competências atribuídas a natação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50435
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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