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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorTABOSA, Lívia Beatriz-
dc.date.accessioned2023-05-22T16:15:16Z-
dc.date.available2023-05-22T16:15:16Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.date.submitted2023-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50435-
dc.description.abstractO autismo é definido como um transtorno complexo do desenvolvimento, com diferentes etiologias, que se manifesta em graus de gravidade variados. Para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, são diversos os benefícios que a prática da natação pode proporcionar. Assim, este estudo teve por objetivo abordar os benefícios da prática da natação em crianças com transtorno do espectro autista, utilizando como método de pesquisa a revisão bibliográfica. Os resultados obtidos referem-se à descrição das características do transtorno do espectro autista, ao enfoque da importância da prática da natação para o desenvolvimento motor, social e cognitivo, e aos efeitos da prática da natação em crianças com transtorno do espectro autista. Ao término da pesquisa, foi possível concluir que a natação traz inúmeros benefícios proporcionando o desenvolvimento global da criança autista. Favorece o desenvolvimento de sua personalidade, melhoria da percepção corporal, facilita o controle da respiração, promove o desenvolvimento social, motor e cognitivo por meio das competências atribuídas a natação.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleEducação física, natação e autismo: uma revisão da literatura sobre práticas pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxAutism is defined as a complex developmental disorder, with different etiologies, which manifests itself in varying degrees of severity. For people with Autism Spectrum Disorder, there are several benefits that swimming can provide. Thus, this study aimed to address the benefits of swimming in children with autism spectrum disorder, using the literature review as a research method. The results obtained refer to the description of the characteristics of autism spectrum disorder, the focus on the importance of swimming for motor, social and cognitive development, and the effects of swimming on children with autism spectrum disorder. At the end of the research, it was possible to conclude that swimming brings countless benefits providing the global development of the autistic child. It favors the development of your personality, improvement of body perception, facilitates the control of breathing, promotes social, motor and cognitive development through the competences attributed to swimming.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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