Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50435
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | TABOSA, Lívia Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T16:15:16Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22T16:15:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50435 | - |
dc.description.abstract | O autismo é definido como um transtorno complexo do desenvolvimento, com diferentes etiologias, que se manifesta em graus de gravidade variados. Para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, são diversos os benefícios que a prática da natação pode proporcionar. Assim, este estudo teve por objetivo abordar os benefícios da prática da natação em crianças com transtorno do espectro autista, utilizando como método de pesquisa a revisão bibliográfica. Os resultados obtidos referem-se à descrição das características do transtorno do espectro autista, ao enfoque da importância da prática da natação para o desenvolvimento motor, social e cognitivo, e aos efeitos da prática da natação em crianças com transtorno do espectro autista. Ao término da pesquisa, foi possível concluir que a natação traz inúmeros benefícios proporcionando o desenvolvimento global da criança autista. Favorece o desenvolvimento de sua personalidade, melhoria da percepção corporal, facilita o controle da respiração, promove o desenvolvimento social, motor e cognitivo por meio das competências atribuídas a natação. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | Educação física, natação e autismo: uma revisão da literatura sobre práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism is defined as a complex developmental disorder, with different etiologies, which manifests itself in varying degrees of severity. For people with Autism Spectrum Disorder, there are several benefits that swimming can provide. Thus, this study aimed to address the benefits of swimming in children with autism spectrum disorder, using the literature review as a research method. The results obtained refer to the description of the characteristics of autism spectrum disorder, the focus on the importance of swimming for motor, social and cognitive development, and the effects of swimming on children with autism spectrum disorder. At the end of the research, it was possible to conclude that swimming brings countless benefits providing the global development of the autistic child. It favors the development of your personality, improvement of body perception, facilitates the control of breathing, promotes social, motor and cognitive development through the competences attributed to swimming. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tabosa, Lívia Beatriz.pdf | 372,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons