Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50361
Compartilhe esta página
Título: | Nível de conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre Badminton |
Autor(es): | GONÇALVES, Gleibson Wanderley de Araújo |
Palavras-chave: | badminton; educação física; esportes alternativos; educação; esportes |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Citação: | GONÇALVES, Gleibson Wanderley de Araújo. Nível de conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre Badminton. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa objetivou analisar o nível de conhecimento dos professores de educação física escolar sobre Badminton, levando em consideração sua formação e vivencia com a modalidade. Para isso, foi desenvolvido um estudo qualitativo/quantitativo de natureza exploratória a partir de uma pesquisa de campo, na qual 40 professores de ambos os sexos, das Redes Pública Municipal, Estadual e Rede Privada, responderam a um questionário individual em ambiente virtual para a coleta de dados referentes à formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos sobre badminton. A partir da análise de dados foi possível verificar que poucos professores conhecem e também utilizam o badminton nas suas aulas e ainda estão presos a formação base da Educação Física sem a busca de conhecimento para tornar a vivencia nas aulas o mais completo possível. Percebeu-se também que professores colocam como principais limitações os materiais necessários para a prática do badminton e também o espaço físico limitado atrapalhando ainda mais a disseminação dos saberes quando obtidos através de cursos ou formação continuada. Por fim, este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nas áreas de Badminton ou esportes alternativos, visto que a utilização dessas modalidades pode trazer uma perspectiva totalmente diferente do que é visto no cotidiano, atrelada a busca do profissional para cada vez mais preencher uma lacuna histórica na Educação física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50361 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gleibson Wanderley (1).pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons