Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50361

Compartilhe esta página

Título: Nível de conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre Badminton
Autor(es): GONÇALVES, Gleibson Wanderley de Araújo
Palavras-chave: badminton; educação física; esportes alternativos; educação; esportes
Data do documento: 16-Nov-2022
Citação: GONÇALVES, Gleibson Wanderley de Araújo. Nível de conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre Badminton. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa objetivou analisar o nível de conhecimento dos professores de educação física escolar sobre Badminton, levando em consideração sua formação e vivencia com a modalidade. Para isso, foi desenvolvido um estudo qualitativo/quantitativo de natureza exploratória a partir de uma pesquisa de campo, na qual 40 professores de ambos os sexos, das Redes Pública Municipal, Estadual e Rede Privada, responderam a um questionário individual em ambiente virtual para a coleta de dados referentes à formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos sobre badminton. A partir da análise de dados foi possível verificar que poucos professores conhecem e também utilizam o badminton nas suas aulas e ainda estão presos a formação base da Educação Física sem a busca de conhecimento para tornar a vivencia nas aulas o mais completo possível. Percebeu-se também que professores colocam como principais limitações os materiais necessários para a prática do badminton e também o espaço físico limitado atrapalhando ainda mais a disseminação dos saberes quando obtidos através de cursos ou formação continuada. Por fim, este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nas áreas de Badminton ou esportes alternativos, visto que a utilização dessas modalidades pode trazer uma perspectiva totalmente diferente do que é visto no cotidiano, atrelada a busca do profissional para cada vez mais preencher uma lacuna histórica na Educação física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50361
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gleibson Wanderley (1).pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons