Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50361

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Ronaldo Belchior de Albuquerque-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Gleibson Wanderley de Araújo-
dc.date.accessioned2023-05-19T12:29:18Z-
dc.date.available2023-05-19T12:29:18Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2022-11-30-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Gleibson Wanderley de Araújo. Nível de conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre Badminton. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50361-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar o nível de conhecimento dos professores de educação física escolar sobre Badminton, levando em consideração sua formação e vivencia com a modalidade. Para isso, foi desenvolvido um estudo qualitativo/quantitativo de natureza exploratória a partir de uma pesquisa de campo, na qual 40 professores de ambos os sexos, das Redes Pública Municipal, Estadual e Rede Privada, responderam a um questionário individual em ambiente virtual para a coleta de dados referentes à formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos sobre badminton. A partir da análise de dados foi possível verificar que poucos professores conhecem e também utilizam o badminton nas suas aulas e ainda estão presos a formação base da Educação Física sem a busca de conhecimento para tornar a vivencia nas aulas o mais completo possível. Percebeu-se também que professores colocam como principais limitações os materiais necessários para a prática do badminton e também o espaço físico limitado atrapalhando ainda mais a disseminação dos saberes quando obtidos através de cursos ou formação continuada. Por fim, este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nas áreas de Badminton ou esportes alternativos, visto que a utilização dessas modalidades pode trazer uma perspectiva totalmente diferente do que é visto no cotidiano, atrelada a busca do profissional para cada vez mais preencher uma lacuna histórica na Educação física.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectbadmintonpt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectesportes alternativospt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectesportespt_BR
dc.titleNível de conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre Badmintonpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3019509039681284pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze the level of knowledge of physical education teachers about badminton, taking into account their training and experience with the modality. For this, it was developed a qualitative/quantitative study of bibliographic and exploratory nature from a field research, in which 40 teachers of both sexes, from the Municipal and State Public Networks and Private Network, answered an individual questionnaire in a virtual environment for the collection of data referring to academic background, professional experience, knowledge about badminton, experiences with alternative sports. From the data analysis it was possible to verify that few teachers know and also use badminton in their classes and are still stuck to the basic training of physical education without the search for knowledge to make the experience in the classes as complete as possible. It was also noticed that teachers consider the materials necessary for the practice of badminton and also the limited physical space as the main limitations, further hindering the dissemination of knowledge when obtained through courses or continuing education. Finally, this study may contribute to future research in the areas of badminton or alternative sports, since the use of these modalities can bring a totally different perspective of what is seen in everyday life, linked to the professional's search to increasingly fill a historical gap in physical education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gleibson Wanderley (1).pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons