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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50356

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Título: A química do cabelo e a construção da identidade étnica na escola
Autor(es): SANTOS, Rani Cavalcante dos
Palavras-chave: Ensino de Química; Antirracismo; Educação; Cabelo crespo e cacheado
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: SANTOS, Rani Cavalcante dos. A química do cabelo e a construção da identidade étnica na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: O modelo de ensino tradicional continua sendo muito utilizado em algumas escolas brasileiras, tendo professores/as como transmissores de conteúdos, observando-se que as aulas das ciências naturais, entre as quais a Química se insere, não conseguem atrair atenção de boa parte dos alunos e alunas, já que eles/elas não conseguem relacionar os ensinamentos com seu dia a dia. Diante de tal situação, este trabalho propõe uma ação pedagógica voltada às aulas de Química, trazendo o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, construída pela perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade para trabalhar as relações étnico-raciais, com a utilização os conceitos químicos voltados à estrutura do cabelo, bem como nos produtos para seu cuidado. Como o cabelo é um elemento de referência para várias pessoas, notadamente para as pessoas negras, a escola necessita ser um meio de construção da identidade étnica, conforme indicado no presente trabalho, com as reflexões entre estudantes e professores e professoras nas aulas de Química contribuindo com a citada construção. Além da análise da distribuição de professores, professoras e também de alunos e alunas, quanto à sua etnia, o trabalho faz uma abordagem sobre a importância do cabelo na construção da identidade das pessoas, trazendo, ainda, um embasamento teórico sobre as propriedades físicas e químicas do cabelo, indicando as características que o diferenciam devido à etnia de cada pessoa, além dos cuidados a serem tomados no tocante à manutenção dos procedimentos realizados no cabelo e as novas tecnologias existentes, a partir de relatos de profissionais da área. Do ponto de vista prático, foi realizada uma pesquisa em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, partindo da análise de imagens e trechos de filmes comerciais, analisando os tipos e os cuidados com o cabelo, levando em consideração os aspectos étnico-raciais e tendo, como princípio, os conteúdos químicos, buscando reverter ideia que a química prejudica o cabelo. A ação pedagógica proposta neste trabalho oferece condições para mudar o modelo tradicional do ensino de Química, contribuindo para demonstrar a importância da disciplina na vida das pessoas, tendo como base o conhecimento da estrutura química do cabelo e dos produtos utilizados no mesmo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50356
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

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