Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50356

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ricardo Oliveira da-
dc.contributor.authorSANTOS, Rani Cavalcante dos-
dc.date.accessioned2023-05-19T11:45:55Z-
dc.date.available2023-05-19T11:45:55Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-05-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Rani Cavalcante dos. A química do cabelo e a construção da identidade étnica na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50356-
dc.description.abstractO modelo de ensino tradicional continua sendo muito utilizado em algumas escolas brasileiras, tendo professores/as como transmissores de conteúdos, observando-se que as aulas das ciências naturais, entre as quais a Química se insere, não conseguem atrair atenção de boa parte dos alunos e alunas, já que eles/elas não conseguem relacionar os ensinamentos com seu dia a dia. Diante de tal situação, este trabalho propõe uma ação pedagógica voltada às aulas de Química, trazendo o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, construída pela perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade para trabalhar as relações étnico-raciais, com a utilização os conceitos químicos voltados à estrutura do cabelo, bem como nos produtos para seu cuidado. Como o cabelo é um elemento de referência para várias pessoas, notadamente para as pessoas negras, a escola necessita ser um meio de construção da identidade étnica, conforme indicado no presente trabalho, com as reflexões entre estudantes e professores e professoras nas aulas de Química contribuindo com a citada construção. Além da análise da distribuição de professores, professoras e também de alunos e alunas, quanto à sua etnia, o trabalho faz uma abordagem sobre a importância do cabelo na construção da identidade das pessoas, trazendo, ainda, um embasamento teórico sobre as propriedades físicas e químicas do cabelo, indicando as características que o diferenciam devido à etnia de cada pessoa, além dos cuidados a serem tomados no tocante à manutenção dos procedimentos realizados no cabelo e as novas tecnologias existentes, a partir de relatos de profissionais da área. Do ponto de vista prático, foi realizada uma pesquisa em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, partindo da análise de imagens e trechos de filmes comerciais, analisando os tipos e os cuidados com o cabelo, levando em consideração os aspectos étnico-raciais e tendo, como princípio, os conteúdos químicos, buscando reverter ideia que a química prejudica o cabelo. A ação pedagógica proposta neste trabalho oferece condições para mudar o modelo tradicional do ensino de Química, contribuindo para demonstrar a importância da disciplina na vida das pessoas, tendo como base o conhecimento da estrutura química do cabelo e dos produtos utilizados no mesmo.pt_BR
dc.format.extent76 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCabelo crespo e cacheadopt_BR
dc.titleA química do cabelo e a construção da identidade étnica na escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2816153372016463pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6974730097895255pt_BR
dc.description.abstractxNormally, Brazilian High Schools’ learning-teaching process follows a strategy centered at teachers, who assumes the role of knowledge holder. Students have only a passive role aiming to assimilate the information. This characteristic results in low interest from students mainly for Naturals Sciences and in particular for Chemistry lessons. For other hand, Brazilian society is marked by a history of racism with majority of population being of black people. To combat the inequalities arising from structural racism, there is the legal determination to work ethnical racial relationships at school. Hair is an important agent for ethnic identity building and can be used to simultaneously chemistry and ethnical racial relationship teach. Here, we developed a teaching strategy with this approach. We selected images of various (black or non-black people) male and female models with similar haircuts, to use in problematization step. We also selected scenes of movies that deal of chemistry, hair care and social aspects, aiming to attract students’ attention for the theme. After this step, we studied the composition of hair (natural and artificial), as well as the composition of capillary products, aiming to build concepts associated with hair care and breaking the alternative conception – “chemical harms the hair and scalp”. The strategy was applied in two classes (Senior – 17/18 years old) and the results indicated an effective participation of students, since that they understood that the concepts are important for their lives.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamentalpt_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rani Cavalcante dos Santos.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons