Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50356
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ricardo Oliveira da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Rani Cavalcante dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T11:45:55Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T11:45:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rani Cavalcante dos. A química do cabelo e a construção da identidade étnica na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50356 | - |
dc.description.abstract | O modelo de ensino tradicional continua sendo muito utilizado em algumas escolas brasileiras, tendo professores/as como transmissores de conteúdos, observando-se que as aulas das ciências naturais, entre as quais a Química se insere, não conseguem atrair atenção de boa parte dos alunos e alunas, já que eles/elas não conseguem relacionar os ensinamentos com seu dia a dia. Diante de tal situação, este trabalho propõe uma ação pedagógica voltada às aulas de Química, trazendo o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, construída pela perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade para trabalhar as relações étnico-raciais, com a utilização os conceitos químicos voltados à estrutura do cabelo, bem como nos produtos para seu cuidado. Como o cabelo é um elemento de referência para várias pessoas, notadamente para as pessoas negras, a escola necessita ser um meio de construção da identidade étnica, conforme indicado no presente trabalho, com as reflexões entre estudantes e professores e professoras nas aulas de Química contribuindo com a citada construção. Além da análise da distribuição de professores, professoras e também de alunos e alunas, quanto à sua etnia, o trabalho faz uma abordagem sobre a importância do cabelo na construção da identidade das pessoas, trazendo, ainda, um embasamento teórico sobre as propriedades físicas e químicas do cabelo, indicando as características que o diferenciam devido à etnia de cada pessoa, além dos cuidados a serem tomados no tocante à manutenção dos procedimentos realizados no cabelo e as novas tecnologias existentes, a partir de relatos de profissionais da área. Do ponto de vista prático, foi realizada uma pesquisa em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, partindo da análise de imagens e trechos de filmes comerciais, analisando os tipos e os cuidados com o cabelo, levando em consideração os aspectos étnico-raciais e tendo, como princípio, os conteúdos químicos, buscando reverter ideia que a química prejudica o cabelo. A ação pedagógica proposta neste trabalho oferece condições para mudar o modelo tradicional do ensino de Química, contribuindo para demonstrar a importância da disciplina na vida das pessoas, tendo como base o conhecimento da estrutura química do cabelo e dos produtos utilizados no mesmo. | pt_BR |
dc.format.extent | 76 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cabelo crespo e cacheado | pt_BR |
dc.title | A química do cabelo e a construção da identidade étnica na escola | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2816153372016463 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6974730097895255 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Normally, Brazilian High Schools’ learning-teaching process follows a strategy centered at teachers, who assumes the role of knowledge holder. Students have only a passive role aiming to assimilate the information. This characteristic results in low interest from students mainly for Naturals Sciences and in particular for Chemistry lessons. For other hand, Brazilian society is marked by a history of racism with majority of population being of black people. To combat the inequalities arising from structural racism, there is the legal determination to work ethnical racial relationships at school. Hair is an important agent for ethnic identity building and can be used to simultaneously chemistry and ethnical racial relationship teach. Here, we developed a teaching strategy with this approach. We selected images of various (black or non-black people) male and female models with similar haircuts, to use in problematization step. We also selected scenes of movies that deal of chemistry, hair care and social aspects, aiming to attract students’ attention for the theme. After this step, we studied the composition of hair (natural and artificial), as well as the composition of capillary products, aiming to build concepts associated with hair care and breaking the alternative conception – “chemical harms the hair and scalp”. The strategy was applied in two classes (Senior – 17/18 years old) and the results indicated an effective participation of students, since that they understood that the concepts are important for their lives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamental | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rani Cavalcante dos Santos.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons