Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50294

Compartilhe esta página

Título: Um modelo conceitual para tarefas de Matching to Sample
Autor(es): DIAS, Mikahel Leal
Palavras-chave: Matching to Sample; Equivalência de Estímulo; Classes de Estímulo; Contingência de Quatro Termos
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: Dias, Mikahel Leal. Um modelo conceitual para tarefas de Matching to Sample. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: Estudos apontam que Transtornos de Aprendizagem são uma problemática com taxa crescente de prevalência entre as dificuldades apresentadas por alunos, afetando o processo de aprendizagem em aspectos como aquisição da leitura e escrita, socialização e comportamento. Os procedimentos de ensino com tarefas Matching to Sample vêm sendo muito usados como ferramentas de ensino, por facilitarem a comunicação de conceitos, pois objetivam a aprendizagem em diferentes contextos de aplicação. Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma ferramenta que possibilite a criação e monitoramento de tarefas Matching to Sample (MTS), para criação de classes de estímulo, explorando os diversos conceitos que estão presentes nessas atividades. Aborda as definições de equivalência de estímulo, formação de classes de estímulo, discriminação condicional, procedimento de ensino matching to sample e contingência de quatro termos inseridas nas configurações para criação das atividades que auxiliam no desenvolvimento de crianças e facilitam a atuação do terapeuta ou educador. A ferramenta traz a possibilidade de obtenção de informações do aprendizado individualizado de crianças indicando seu estado de conhecimento além de contribuições aos especialistas de domínio de várias áreas (psicologia, educação especial, pedagogia etc.) e alunos com dificuldades de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50294
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mikahel Leal Dias.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons