Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50294
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIDALGO, Robson do Nascimento | - |
dc.contributor.author | DIAS, Mikahel Leal | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T14:29:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17T14:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.citation | Dias, Mikahel Leal. Um modelo conceitual para tarefas de Matching to Sample. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50294 | - |
dc.description.abstract | Estudos apontam que Transtornos de Aprendizagem são uma problemática com taxa crescente de prevalência entre as dificuldades apresentadas por alunos, afetando o processo de aprendizagem em aspectos como aquisição da leitura e escrita, socialização e comportamento. Os procedimentos de ensino com tarefas Matching to Sample vêm sendo muito usados como ferramentas de ensino, por facilitarem a comunicação de conceitos, pois objetivam a aprendizagem em diferentes contextos de aplicação. Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma ferramenta que possibilite a criação e monitoramento de tarefas Matching to Sample (MTS), para criação de classes de estímulo, explorando os diversos conceitos que estão presentes nessas atividades. Aborda as definições de equivalência de estímulo, formação de classes de estímulo, discriminação condicional, procedimento de ensino matching to sample e contingência de quatro termos inseridas nas configurações para criação das atividades que auxiliam no desenvolvimento de crianças e facilitam a atuação do terapeuta ou educador. A ferramenta traz a possibilidade de obtenção de informações do aprendizado individualizado de crianças indicando seu estado de conhecimento além de contribuições aos especialistas de domínio de várias áreas (psicologia, educação especial, pedagogia etc.) e alunos com dificuldades de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 77 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matching to Sample | pt_BR |
dc.subject | Equivalência de Estímulo | pt_BR |
dc.subject | Classes de Estímulo | pt_BR |
dc.subject | Contingência de Quatro Termos | pt_BR |
dc.title | Um modelo conceitual para tarefas de Matching to Sample | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6390018491925933 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Studies point out that Learning Disorders are a problem with an increasing prevalence rate among the difficulties presented by students, affecting the learning process in aspects such as reading and writing acquisition, socialization and behavior. Teaching procedures with Matching to Sample tasks have been widely used as teaching tools, for facilitating the communication of concepts, as they aim at learning in different application contexts. In that regard, this work proposes a tool that allows the creation and monitoring of Matching to Sample (MTS) activities to create stimulus classes, exploring the different concepts that are present in these activities. It addresses the definitions of stimulus equivalence, formation of stimulus classes, conditional discrimination, matching to sample teaching procedure and four-term contingency inserted in the settings for creating activities that help the development of children and facilitate the therapist or educator's performance. The tool brings the possibility of obtaining information on the individualized learning of children, indicating their state of knowledge, in addition to contributions to domain specialists in various areas (psychology, special education, pedagogy, etc.) and students with learning difficulties. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Engenharia da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mikahel Leal Dias.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons