Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50294

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIDALGO, Robson do Nascimento-
dc.contributor.authorDIAS, Mikahel Leal-
dc.date.accessioned2023-05-17T14:29:02Z-
dc.date.available2023-05-17T14:29:02Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.date.submitted2023-05-17-
dc.identifier.citationDias, Mikahel Leal. Um modelo conceitual para tarefas de Matching to Sample. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50294-
dc.description.abstractEstudos apontam que Transtornos de Aprendizagem são uma problemática com taxa crescente de prevalência entre as dificuldades apresentadas por alunos, afetando o processo de aprendizagem em aspectos como aquisição da leitura e escrita, socialização e comportamento. Os procedimentos de ensino com tarefas Matching to Sample vêm sendo muito usados como ferramentas de ensino, por facilitarem a comunicação de conceitos, pois objetivam a aprendizagem em diferentes contextos de aplicação. Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma ferramenta que possibilite a criação e monitoramento de tarefas Matching to Sample (MTS), para criação de classes de estímulo, explorando os diversos conceitos que estão presentes nessas atividades. Aborda as definições de equivalência de estímulo, formação de classes de estímulo, discriminação condicional, procedimento de ensino matching to sample e contingência de quatro termos inseridas nas configurações para criação das atividades que auxiliam no desenvolvimento de crianças e facilitam a atuação do terapeuta ou educador. A ferramenta traz a possibilidade de obtenção de informações do aprendizado individualizado de crianças indicando seu estado de conhecimento além de contribuições aos especialistas de domínio de várias áreas (psicologia, educação especial, pedagogia etc.) e alunos com dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent77 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatching to Samplept_BR
dc.subjectEquivalência de Estímulopt_BR
dc.subjectClasses de Estímulopt_BR
dc.subjectContingência de Quatro Termospt_BR
dc.titleUm modelo conceitual para tarefas de Matching to Samplept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6390018491925933pt_BR
dc.description.abstractxStudies point out that Learning Disorders are a problem with an increasing prevalence rate among the difficulties presented by students, affecting the learning process in aspects such as reading and writing acquisition, socialization and behavior. Teaching procedures with Matching to Sample tasks have been widely used as teaching tools, for facilitating the communication of concepts, as they aim at learning in different application contexts. In that regard, this work proposes a tool that allows the creation and monitoring of Matching to Sample (MTS) activities to create stimulus classes, exploring the different concepts that are present in these activities. It addresses the definitions of stimulus equivalence, formation of stimulus classes, conditional discrimination, matching to sample teaching procedure and four-term contingency inserted in the settings for creating activities that help the development of children and facilitate the therapist or educator's performance. The tool brings the possibility of obtaining information on the individualized learning of children, indicating their state of knowledge, in addition to contributions to domain specialists in various areas (psychology, special education, pedagogy, etc.) and students with learning difficulties.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mikahel Leal Dias.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons