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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5027
Título: Modelos de decisão multicritério baseados em MAUT na gestão de riscos em gasoduto de hidrogênio e na manutenção centrada em confiabilidade
Autor(es): ALENCAR, Marcelo Hazin
Palavras-chave: Decisão Multicritério; MAUT; Riscos; Transporte de hidrogênio; RCM
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Hazin Alencar, Marcelo; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Modelos de decisão multicritério baseados em MAUT na gestão de riscos em gasoduto de hidrogênio e na manutenção centrada em confiabilidade. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O avanço tecnológico verificado nos últimos tempos proporciona à sociedade mundial melhorias em diversos campos de atuação. No entanto, este processo dinâmico é também complexo, com decisões conflitantes que acarretam conseqüências não apenas para as organizações, mas para toda a sociedade. Neste contexto, este trabalho apresenta dois modelos distintos de decisão multicritério baseados na teoria utilidade multiatributo (MAUT) que serão aplicados em áreas diferentes. O primeiro modelo proposto integra um método multicritério com a abordagem de manutenção centrada em confiabilidade conhecida como RCM. Através deste modelo uma análise quantitativa das consequências das falhas é apresentada, disponibilizando para o gerente de manutenção dados importantes para a tomada de decisões gerenciais, obtidos com base nas preferências do decisor. O segundo modelo proposto está relacionado com o transporte de hidrogênio em gasodutos. É utilizado para a avaliação dos riscos em dutos de transporte de hidrogênio, onde ações são definidas em classes de prioridade com o intuito de mitigar os riscos, levando em consideração a avaliação das dimensões financeira, humana e ambiental. Desta forma, os dois modelos apresentados buscam contribuir com a sociedade, a partir do momento que proporcionam uma tomada de decisão mais estruturada, a partir da utilização de uma abordagem quantitativa e multidimensional que leva em consideração as incertezas associadas ao problema
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5027
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

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