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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5027
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Adiel Teixeira de | |
dc.contributor.author | ALENCAR, Marcelo Hazin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:35:33Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:35:33Z | |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Hazin Alencar, Marcelo; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Modelos de decisão multicritério baseados em MAUT na gestão de riscos em gasoduto de hidrogênio e na manutenção centrada em confiabilidade. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5027 | |
dc.description.abstract | O avanço tecnológico verificado nos últimos tempos proporciona à sociedade mundial melhorias em diversos campos de atuação. No entanto, este processo dinâmico é também complexo, com decisões conflitantes que acarretam conseqüências não apenas para as organizações, mas para toda a sociedade. Neste contexto, este trabalho apresenta dois modelos distintos de decisão multicritério baseados na teoria utilidade multiatributo (MAUT) que serão aplicados em áreas diferentes. O primeiro modelo proposto integra um método multicritério com a abordagem de manutenção centrada em confiabilidade conhecida como RCM. Através deste modelo uma análise quantitativa das consequências das falhas é apresentada, disponibilizando para o gerente de manutenção dados importantes para a tomada de decisões gerenciais, obtidos com base nas preferências do decisor. O segundo modelo proposto está relacionado com o transporte de hidrogênio em gasodutos. É utilizado para a avaliação dos riscos em dutos de transporte de hidrogênio, onde ações são definidas em classes de prioridade com o intuito de mitigar os riscos, levando em consideração a avaliação das dimensões financeira, humana e ambiental. Desta forma, os dois modelos apresentados buscam contribuir com a sociedade, a partir do momento que proporcionam uma tomada de decisão mais estruturada, a partir da utilização de uma abordagem quantitativa e multidimensional que leva em consideração as incertezas associadas ao problema | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Decisão Multicritério | pt_BR |
dc.subject | MAUT | pt_BR |
dc.subject | Riscos | pt_BR |
dc.subject | Transporte de hidrogênio | pt_BR |
dc.subject | RCM | pt_BR |
dc.title | Modelos de decisão multicritério baseados em MAUT na gestão de riscos em gasoduto de hidrogênio e na manutenção centrada em confiabilidade | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Engenharia de Produção |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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