Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258

Share on

Title: A narrativa autobiográfica como ritual na formação docente
Authors: Ferreira, Graciela Renato
Keywords: Formação Docente; Saber Sensível; A/r/tografia; Arte têxtil; Corpo e Memória
Issue Date: 27-Apr-2023
Abstract: Este trabalho busca relatar as reflexões que surgiram durante o projeto de pesquisa e Iniciação Científica (PIBIC/UFPE), por meio das práticas artístico-pedagógicas vivenciadas no Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Permeia o campo da Educação da Cultura Visual e a A/r/tografia como método de pesquisa. Tem como principal objetivo: refletir sobre o estudo da memória e a prática da narrativa autobiográfica na formação docente considerando a Arte têxtil e o saber sensível no processo criativo. Como produto artístico resultante desta pesquisa apresento a instalação têxtil Liame, que registra por meio do afeto o compartilhamento de memórias durante o Projeto Tramações: narrativas têxteis e memoriais, em 2022. É uma produção poética coletiva de estética relacional, idealizada por mim e desenvolvida no Centro Cultural Benfica junto à equipe administrativa, à comunidade acadêmica e à comunidade externa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258
Appears in Collections:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Graciela Renato Ferreira.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LIAME.mp4315,62 MBMP4View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons