Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Luciana Borre-
dc.contributor.authorFerreira, Graciela Renato-
dc.date.accessioned2023-05-16T15:25:40Z-
dc.date.available2023-05-16T15:25:40Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258-
dc.description.abstractEste trabalho busca relatar as reflexões que surgiram durante o projeto de pesquisa e Iniciação Científica (PIBIC/UFPE), por meio das práticas artístico-pedagógicas vivenciadas no Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Permeia o campo da Educação da Cultura Visual e a A/r/tografia como método de pesquisa. Tem como principal objetivo: refletir sobre o estudo da memória e a prática da narrativa autobiográfica na formação docente considerando a Arte têxtil e o saber sensível no processo criativo. Como produto artístico resultante desta pesquisa apresento a instalação têxtil Liame, que registra por meio do afeto o compartilhamento de memórias durante o Projeto Tramações: narrativas têxteis e memoriais, em 2022. É uma produção poética coletiva de estética relacional, idealizada por mim e desenvolvida no Centro Cultural Benfica junto à equipe administrativa, à comunidade acadêmica e à comunidade externa.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectSaber Sensívelpt_BR
dc.subjectA/r/tografiapt_BR
dc.subjectArte têxtilpt_BR
dc.subjectCorpo e Memóriapt_BR
dc.titleA narrativa autobiográfica como ritual na formação docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1930166425660942pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to report the reflections that emerged during the research project and Scientific Initiation (PIBIC/UFPE), through artistic-pedagogical practices experienced in the Bachelor's Course in Visual Arts of the Federal University of Pernambuco (UFPE). Permeia o campo da Educação da Cultura Visual and use of A/r/tography as a research method. The main objective was: to reflect on the study of memory and the practice of autobiographical narrative in teacher training considering Textile Art and sensitive knowledge in the creative process. As an artistic product resulting from this research, I present the Liame textile installation, which he records through affection or memory sharing during the Tramações Project in the year 2022. It is a collective poetic production of relational aesthetics. Idealized by me and developed at the Benfica Cultural Center together with the administrative team, the academic community and the external community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Graciela Renato Ferreira.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LIAME.mp4315,62 MBMP4Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons