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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50242

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Título: Que branco é esse no funk? : investigando a branquitude no funk brasileiro
Autor(es): TENÓRIO, Winglison Henrique do Nascimento
Palavras-chave: Funk; Branquitude; Performance; Música; Comunicação
Data do documento: 25-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TENÓRIO, Winglison Henrique do Nascimento. Que branco é esse no funk?: investigando a branquitude no funk brasileiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O funk brasileiro é compreendido como um gênero de música negra compartilhado com artistas e demais fruidores brancos. Apesar das entradas do funk no mainstream desde a década de 1990, o estigma do funkeiro e a criminalização do gênero musical permanecem e são atrelados a uma intersecção de questões: geográficas, de classe, raça e de gênero. Sendo o funk um vetor de tensionamentos sociais, políticos e estéticos, investigo a branquitude em performances de artistas brancos do funk ou que se vinculam a ele em determinado momento de suas carreiras, identificando possíveis disputas e deslocamentos do gênero musical no ecossistema de mídias conectadas. Observo o corpo enquanto local de transmissão de conhecimento a partir de artistas como Anitta, Kevinho e Adriana Calcanhotto. Compreendo a branquitude enquanto local de poder, identidade étnico-racial atribuída a pessoas brancas e dispositivo analítico que faz emergir a subjetividade branca em contextos aparentemente não-racializados. Resultando em encenações de afastamento do estigma do funkeiro, observada através de Kevinho; de moralização da bunda no funk, em videoclipe de Adriana Calcanhotto; de trânsitos raciais e entre gêneros musicais mobilizados pela ideia de mestiçagem acionada por Anitta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50242
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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