Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50242
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira | - |
dc.contributor.author | TENÓRIO, Winglison Henrique do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T13:04:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T13:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | TENÓRIO, Winglison Henrique do Nascimento. Que branco é esse no funk?: investigando a branquitude no funk brasileiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50242 | - |
dc.description.abstract | O funk brasileiro é compreendido como um gênero de música negra compartilhado com artistas e demais fruidores brancos. Apesar das entradas do funk no mainstream desde a década de 1990, o estigma do funkeiro e a criminalização do gênero musical permanecem e são atrelados a uma intersecção de questões: geográficas, de classe, raça e de gênero. Sendo o funk um vetor de tensionamentos sociais, políticos e estéticos, investigo a branquitude em performances de artistas brancos do funk ou que se vinculam a ele em determinado momento de suas carreiras, identificando possíveis disputas e deslocamentos do gênero musical no ecossistema de mídias conectadas. Observo o corpo enquanto local de transmissão de conhecimento a partir de artistas como Anitta, Kevinho e Adriana Calcanhotto. Compreendo a branquitude enquanto local de poder, identidade étnico-racial atribuída a pessoas brancas e dispositivo analítico que faz emergir a subjetividade branca em contextos aparentemente não-racializados. Resultando em encenações de afastamento do estigma do funkeiro, observada através de Kevinho; de moralização da bunda no funk, em videoclipe de Adriana Calcanhotto; de trânsitos raciais e entre gêneros musicais mobilizados pela ideia de mestiçagem acionada por Anitta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Funk | pt_BR |
dc.subject | Branquitude | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Que branco é esse no funk? : investigando a branquitude no funk brasileiro | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | QUEIROZ, Tobias Arruda | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3979142018354613 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6366551742319233 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Brazilian funk is understood as a genre of black music shared with white artists and fans. Despite funk's entry into the mainstream since the 1990s, funk singer stigma and the criminalization of the musical genre remain and are linked to an intersection of issues: geographic, class, race and gender. As funk is a vector of social, political and aesthetic tensions, I investigate whiteness in performances by white funk artists or who are linked to it at a certain point in their careers, identifying possible disputes and displacements of the musical genre in the ecosystem of connected media. I observe the body as a place of transmission of knowledge from artists such as Anitta, Kevinho, and Adriana Calcanhotto. I understand whiteness as a place of power, an ethnic-racial identity attributed to white people and an analytical device that makes white subjectivity emerge in apparently non-racialized contexts. Resulting in stagings of distance from the funkeiro stigma, observed through Kevinho; of moralizing the ass in funk, in a video by Adriana Calcanhotto; of racial transits and between musical genres when mobilized by the idea of miscegenation triggered by Anitta. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4370073374353519 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Winglison Henrique do Nascimento Tenório.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons