Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50235

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorMELO, Maria Eduarda Gomes-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:50:38Z-
dc.date.available2023-05-16T12:50:38Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50235-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de apresentar um guia de ferramentas de apoio didático para Ciências da Natureza, que pudesse ser utilizado por professores da Educação de Jovens e Adultos durante o ensino remoto, dado o cenário educacional desenvolvido desde o início da pandemia. A pesquisa tem caráter qualitativo, para tal, um grupo de professores foi selecionado para responder um questionário antes e outro depois de analisar o guia. O grupo relatou que, quando existem ferramentas disponíveis, essas são básicas, se limitam às plataformas do Google. Dentre as ferramentas listadas no guia, o Laboratório Remoto se destacou positivamente, enquanto o Sensoriamento Remoto mostrou-se pouco eficaz dentro do contexto da EJA. Mas, independente da ferramenta, os professores afirmaram que ela precisa ser prática e de fácil manuseio.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleEnsino de ciências na educação de jovens e adultos: proposição de ferramentas didáticas ajustadas ao modelo remotopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxThe present work has the objective of presenting a guide of didactic support tools for Natural Sciences, which could be used by teachers of Youth and Adult Education during remote teaching, given the educational scenario developed since the beginning of the pandemic. The research has a qualitative character, for this, a group of teachers was selected to answer a questionnaire before and another after analyzing the guide. The group reported that when tools are available, these are basic, limited to Google platforms. Among the tools listed in the guide, the Remote Laboratory stood out positively, while Remote Sensing proved to be ineffective within the context of EJA. But, regardless of the tool, the teachers stated that it needs to be practical and easy to handle.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melo, Maria Eduarda Gomes.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons