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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50232

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Título: Utilização de sequência didática em conteúdo de parasitologia como ferramenta no processo de ensino- aprendizagem de estudantes com visão subnormal no ensino superior
Autor(es): OLIVEIRA, Silvania Silva de
Palavras-chave: Parasitologia; Educação Inclusiva; Ensino Superior
Data do documento: 26-Abr-2021
Abstract: A proposta desse trabalho foi centrada na elaboração de uma sequência didática para o conteúdo Toxoplasma gondii, ministrado pela disciplina de parasitologia, e na sua validação por professores de instituições de ensino superior. As etapas aplicadas na sequência didática foram estruturadas em consonância com Zabala (1998), cujas atividades possuem um princípio e fim conhecidos por professores e alunos, articuladas entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Dessa forma, buscou-se a inserção do discente como protagonista do seu aprendizado. A ferramenta teve como público alvo estudantes do ensino superior com visão subnormal. Foi priorizada a compreensão de conceitos associados ao parasito Toxoplasma gondii e a contextualização desses conhecimentos com o cotidiano. A avaliação qualitativa, considerando a variedade de atividades apresentadas, objetivou analisar se as etapas empregadas favorecem a interação entre os sujeitos e a compreensão dos fenômenos retratados pela sequência didática, gerando o interesse desses estudantes pela parasitologia. As estratégias de aprendizagem inseridas na sequência didática, como o uso de aulas expositivas e dialogadas, a resolução de problemas e atividades práticas, tiveram o intuito de propiciar a autonomia de estudantes com visão subnormal, levantar debates e fomentar a reflexão, mediados pelo docente, utilizando recursos como a leitura de livros, pesquisas de campo, experiências pessoais, etc. Por fim, a validação da sequência didática por professores de instituições de ensino superior, atuantes na área da parasitologia, sinalizou uma sequência didática inclusiva, original, acessível e aplicável, capaz de estimular uma participação mais ativa do estudante com visão subnormal em discussões cientificas, utilizando materiais como a pesquisa e a experimentação, disponíveis nos espaços acadêmicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50232
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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