Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50232

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitorina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Silvania Silva de-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:49:58Z-
dc.date.available2023-05-16T12:49:58Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50232-
dc.description.abstractA proposta desse trabalho foi centrada na elaboração de uma sequência didática para o conteúdo Toxoplasma gondii, ministrado pela disciplina de parasitologia, e na sua validação por professores de instituições de ensino superior. As etapas aplicadas na sequência didática foram estruturadas em consonância com Zabala (1998), cujas atividades possuem um princípio e fim conhecidos por professores e alunos, articuladas entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Dessa forma, buscou-se a inserção do discente como protagonista do seu aprendizado. A ferramenta teve como público alvo estudantes do ensino superior com visão subnormal. Foi priorizada a compreensão de conceitos associados ao parasito Toxoplasma gondii e a contextualização desses conhecimentos com o cotidiano. A avaliação qualitativa, considerando a variedade de atividades apresentadas, objetivou analisar se as etapas empregadas favorecem a interação entre os sujeitos e a compreensão dos fenômenos retratados pela sequência didática, gerando o interesse desses estudantes pela parasitologia. As estratégias de aprendizagem inseridas na sequência didática, como o uso de aulas expositivas e dialogadas, a resolução de problemas e atividades práticas, tiveram o intuito de propiciar a autonomia de estudantes com visão subnormal, levantar debates e fomentar a reflexão, mediados pelo docente, utilizando recursos como a leitura de livros, pesquisas de campo, experiências pessoais, etc. Por fim, a validação da sequência didática por professores de instituições de ensino superior, atuantes na área da parasitologia, sinalizou uma sequência didática inclusiva, original, acessível e aplicável, capaz de estimular uma participação mais ativa do estudante com visão subnormal em discussões cientificas, utilizando materiais como a pesquisa e a experimentação, disponíveis nos espaços acadêmicos.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParasitologiapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleUtilização de sequência didática em conteúdo de parasitologia como ferramenta no processo de ensino- aprendizagem de estudantes com visão subnormal no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Maria Zélia de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxThe proposal of this project focused on the elaboration of a didactic sequence for the content Toxoplasma gondii, taught by the discipline of parasitology, and on its validation by professors of Higher Education Institutions. Zabala (1998), whose activities have a principle and end known by teachers and students, articulated between conceptual, procedural, and attitudinal contents, structured the steps applied in the didactic sequence. Thus, the insertion of the students as the protagonist of their learning was sought. The tool targeted students of higher education with low vision. The understanding of concepts associated with the Toxoplasma gondii parasite and the contextualization of this knowledge with daily life were prioritized. The qualitative evaluation, considering the variety of activities presented, aimed to analyze if the steps employed to favor the interaction between the subjects and the understanding of the phenomena portrayed by the didactic sequence, generating the interest of these students for parasitology. The learning strategies inserted in the didactic sequence, such as the use of lectures and dialogues, the resolution of problems and practical activities, had the intention to propitiate the autonomy of students with low vision, raise debates, and promote reflection, mediated by the professor, using resources such as reading books, field research, personal experiences, etc. Finally, the validation of the didactic sequence by professors from Higher Education Institutions working in the field of parasitology signaled an inclusive, original, accessible, and applicable didactic sequence, capable of stimulating more active participation of students with low vision in scientific discussions, using materials such as research and experimentation, available in academic spaces.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Oliveira, Silvania Silva de.pdf786,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons