Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50137

Compartilhe esta página

Título: História em quadrinhos como recurso didático para lecionar as teorias evolutivas no ensino médio
Autor(es): NASCIMENTO, Bruna Beatriz Alves do
Palavras-chave: Darwin; lamarck; ensino; história em quadrinhos
Data do documento: 25-Abr-2023
Citação: NASCIMENTO, Bruna Beatriz Alves do. História em quadrinhos como recurso didático para lecionar as teorias evolutivas no ensino médio. 2023. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O termo Evolução pode ser descrito como ‘mudança’ das características nos seres vivos, sendo a mesma observada ao longo das gerações dentro de uma ou mais uma populações. Tendo em vista a importancia da biologia evolutiva, a mesma foi incorporada no ensino de Biologia no currículo escolar em todo país. A temática de Teorias Evolutivas surge como conteúdo obrigatório apenas no terceiro ano do Ensino Médio, visando apresentar aos alunos como é estruturada a base dos estudos de evolução e as principais teorias precursoras. No entanto, muitos professores relatam dificuldades em ministrar tais aulas, devido à complexidade do assunto, lhes faltando habilidades técnicas e escassez de aprofundamento nos livros didáticos. Outro empecilho é a ausência de recursos didáticos voltados para a temática evolutiva, assim como a falta de participação dos alunos por acharem o conteúdo de dificil compreensão. As Histórias em Quadrinhos é uma importante forma de expressão artística e bastante difundidas no mundo geek, onde os adolescentes tem largo conhecimento devido à facilidade de compreensão. Portanto, visando suprir a crescente demanda de recursosdidáticos, o presente trabalho propõe a elaboração de uma História em Quadrinhos para o ensino das Teorias Evolutivas: Lamarckismo e Darwinismo. Além de uma proposta de plano de aula para melhor uso do recurso didático. A História em Quadrinhos, foi produzida no site Canva, obtendo um total de 21 páginas com a narrativa dos personagens acerca das teorias de Lamarck e Darwin, respectivamente. Dessa forma,o autor visa contribuir para o ensino de Biologia na temática de Evolução para aos alunos de ensino médio, além de ampliar os meios de aprendizagem dos estudantes,despertando o interesse pelo estudo da Evolução dos organismos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50137
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA BEATRIZ ALVES DO NASCIMENTO- TCC.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons