Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50137
Compartilhe esta página
Título: | História em quadrinhos como recurso didático para lecionar as teorias evolutivas no ensino médio |
Autor(es): | NASCIMENTO, Bruna Beatriz Alves do |
Palavras-chave: | Darwin; lamarck; ensino; história em quadrinhos |
Data do documento: | 25-Abr-2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Bruna Beatriz Alves do. História em quadrinhos como recurso didático para lecionar as teorias evolutivas no ensino médio. 2023. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | O termo Evolução pode ser descrito como ‘mudança’ das características nos seres vivos, sendo a mesma observada ao longo das gerações dentro de uma ou mais uma populações. Tendo em vista a importancia da biologia evolutiva, a mesma foi incorporada no ensino de Biologia no currículo escolar em todo país. A temática de Teorias Evolutivas surge como conteúdo obrigatório apenas no terceiro ano do Ensino Médio, visando apresentar aos alunos como é estruturada a base dos estudos de evolução e as principais teorias precursoras. No entanto, muitos professores relatam dificuldades em ministrar tais aulas, devido à complexidade do assunto, lhes faltando habilidades técnicas e escassez de aprofundamento nos livros didáticos. Outro empecilho é a ausência de recursos didáticos voltados para a temática evolutiva, assim como a falta de participação dos alunos por acharem o conteúdo de dificil compreensão. As Histórias em Quadrinhos é uma importante forma de expressão artística e bastante difundidas no mundo geek, onde os adolescentes tem largo conhecimento devido à facilidade de compreensão. Portanto, visando suprir a crescente demanda de recursosdidáticos, o presente trabalho propõe a elaboração de uma História em Quadrinhos para o ensino das Teorias Evolutivas: Lamarckismo e Darwinismo. Além de uma proposta de plano de aula para melhor uso do recurso didático. A História em Quadrinhos, foi produzida no site Canva, obtendo um total de 21 páginas com a narrativa dos personagens acerca das teorias de Lamarck e Darwin, respectivamente. Dessa forma,o autor visa contribuir para o ensino de Biologia na temática de Evolução para aos alunos de ensino médio, além de ampliar os meios de aprendizagem dos estudantes,despertando o interesse pelo estudo da Evolução dos organismos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50137 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA BEATRIZ ALVES DO NASCIMENTO- TCC.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons