Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50137

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUTRA FILHO, João de Andrade-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Bruna Beatriz Alves do-
dc.date.accessioned2023-05-12T17:30:28Z-
dc.date.available2023-05-12T17:30:28Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.date.submitted2023-05-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Bruna Beatriz Alves do. História em quadrinhos como recurso didático para lecionar as teorias evolutivas no ensino médio. 2023. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50137-
dc.description.abstractO termo Evolução pode ser descrito como ‘mudança’ das características nos seres vivos, sendo a mesma observada ao longo das gerações dentro de uma ou mais uma populações. Tendo em vista a importancia da biologia evolutiva, a mesma foi incorporada no ensino de Biologia no currículo escolar em todo país. A temática de Teorias Evolutivas surge como conteúdo obrigatório apenas no terceiro ano do Ensino Médio, visando apresentar aos alunos como é estruturada a base dos estudos de evolução e as principais teorias precursoras. No entanto, muitos professores relatam dificuldades em ministrar tais aulas, devido à complexidade do assunto, lhes faltando habilidades técnicas e escassez de aprofundamento nos livros didáticos. Outro empecilho é a ausência de recursos didáticos voltados para a temática evolutiva, assim como a falta de participação dos alunos por acharem o conteúdo de dificil compreensão. As Histórias em Quadrinhos é uma importante forma de expressão artística e bastante difundidas no mundo geek, onde os adolescentes tem largo conhecimento devido à facilidade de compreensão. Portanto, visando suprir a crescente demanda de recursosdidáticos, o presente trabalho propõe a elaboração de uma História em Quadrinhos para o ensino das Teorias Evolutivas: Lamarckismo e Darwinismo. Além de uma proposta de plano de aula para melhor uso do recurso didático. A História em Quadrinhos, foi produzida no site Canva, obtendo um total de 21 páginas com a narrativa dos personagens acerca das teorias de Lamarck e Darwin, respectivamente. Dessa forma,o autor visa contribuir para o ensino de Biologia na temática de Evolução para aos alunos de ensino médio, além de ampliar os meios de aprendizagem dos estudantes,despertando o interesse pelo estudo da Evolução dos organismos.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDarwinpt_BR
dc.subjectlamarckpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjecthistória em quadrinhospt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos como recurso didático para lecionar as teorias evolutivas no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5364508296916864pt_BR
dc.description.abstractxThe term Evolution can be described as a 'change' of characteristics in living beings, the same being observed over generations within one or more populations. In view of the importance of evolutionary biology, it was incorporated into the teaching of Biology in the school curriculum throughout the country. The theme of Evolutionary Theories emerges as mandatory content only in the third year of High School, aiming to introduce students to how the basis of evolution studies and the main precursor theories is structured. However, many teachers report difficulties in teaching such classes, due to the complexity of the subject, their lack of technical skills and lack of depth in textbooks. Another obstacle is the absence of didactic resources focused on evolutionary themes, as well as the lack of student participation because they find the content difficult to understand. Comics is an important form of artistic expression and quite widespread in the geek world, where teenagers have wide knowledge due to the ease of understanding. Therefore, aiming to meet the growing demand for didactic resources, the present work proposes the elaboration of a Comics Story for the teaching of Evolutionary Theories: Lamarckism and Darwinism. In addition to a lesson plan proposal for better use of the didactic resource. The Comics Story was produced on the Canva website, obtaining a total of 21 pages with the narrative of the characters about the theories of Lamarck and Darwin, respectively. In this way, the author aims to contribute to the teaching of Biology on the theme of Evolution for high school students, in addition to expanding the students' means of learning, awakening interest in the study of the Evolution of organisms.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA BEATRIZ ALVES DO NASCIMENTO- TCC.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons