Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50112

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Wylla Tatiana Ferreira e-
dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Albuquerque da-
dc.date.accessioned2023-05-12T11:35:26Z-
dc.date.available2023-05-12T11:35:26Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.date.submitted2023-05-11-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Albuquerque da. Implementando o guia de atividade física para população brasileira na escola: proposta de oficinas para o ensino fundamental- anos finais. 2023. 32 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50112-
dc.description.abstractA promoção de práticas de atividade física na escola favorece para aquisição de benefícios e melhorias para a qualidade de vida, melhorando os índices de inatividade física das crianças e adolescentes. O objetivo dessa pesquisa consiste em planejar oficinas para a implementação do guia de atividade física para a população brasileira no ensino fundamental-anos finais através dos jogos e brincadeiras, tendo em vista a baixa inatividade física e comportamento sedentário nesse público. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida a partir do Capítulo 2 do Caderno Temático do Programa Saúde na Escola: promoção da atividade física onde fala sobre atividade física e comportamento sedentário, utilizando três das estratégias apresentadas para o desenvolvimento de três oficinas que contemplem o guia de atividade física para população brasileira. Os resultados foram obtidos a partir dos desfechos de cada oficina. Na oficina 1 questões como o que é atividade física e a diferença entre atividade física e exercício físico, trabalho em equipe foram inseridos, já na oficina 2 foi possível trazer a questão do lúdico, jogos e brincadeiras fazendo a inclusão dos familiares, comunidade escolar e outros na atividade reforçando a importância do brincar e do lazer, na oficina 3 buscou trazer perguntas todas presentes e discutidas no guia de atividade física para a população brasileira, além de buscar o conhecimento maior sobre esse material e sua divulgação, diante disso foi verificado que se e possível fazer as implementação do guia de atividade física através desses recursos metodológicos.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.titleImplementando o guia de atividade física para população brasileira na escola: proposta de oficinas para o ensino fundamental- anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5682022034551825pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8513280632338275pt_BR
dc.description.abstractxThe promotion of physical activity practices at school favors the acquisition of benefits and improvements in quality of life, improving the rates of physical inactivity in children and adolescents. The objective of this research is to plan workshops to implement the physical activity guide for the Brazilian population in elementary school - final years through games and play, considering the low physical inactivity and sedentary behavior in this public. This is a research study based on Chapter 2 of the Thematic Booklet of the Health at School Program: Physical Activity Promotion, which deals with physical activity and sedentary behavior, using three of the strategies presented for the development of three workshops that address the physical activity guide for the Brazilian population. The results obtained from the expected outcomes of each workshop, since in workshop 1 issues such as what is physical activity and the difference between physical activity and physical exercise, teamwork were inserted, while in workshop 2 it was possible to bring the issue of play, games and play making the inclusion of family members school community and others in the activity reinforcing the importance of play and leisure, in workshop 3 sought to bring questions all present and discussed in the physical activity guide for the Brazilian population, in addition to seeking greater knowledge about this material and its dissemination, thus it was found that it is possible to make the implementation of physical activity guide through these methodological resources.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafaela Albuquerque da Silva (1).pdf319,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons