Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50070
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Idjane Santana de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Virginia Catarina Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T11:34:46Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T11:34:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Virginia Catarina Ferreira da. Cartilha sobre Fungos, um recurso didático para o ensino médio. 2023. 44 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50070 | - |
dc.description.abstract | No ensino da biologia, os fungos estão sendo abordados em sala de aula de forma resumida e com contexto insatisfatório. Então este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de cartilha, como apoio didático no ensino de fungos para o ensino médio, contribuindo para que professores e alunos trabalhem em sala de aula de forma não tradicional. Cartilhas são um meio de divulgação ao apresentar de forma didática e objetiva informações tornando a leitura fluida com textos curtos, linguagem de fácil compreensão e ilustrações que chamem a atenção dos leitores, assim a metodologia utilizada foi a organização do conteúdo sobre fungos e diagramação. O conteúdo está baseado em livros, artigos e trabalhos acadêmicos para a construção da parte teórica da cartilha, a qual foi construída no site Canva, depois de pronta foi convertida em PDF e disponibilizada gratuitamente por meio de um link para que todos os interessados possam acessar, a cartilha tem cores em tons pasteis, ilustrações, fotos e avatar de professora, com textos explicativos, o formato da cartilha foi em retrato e tamanho A4, apresentando 15 páginas e sete tópicos principais, composta por capa, corpo e referências. Ainda que os fungos sejam amplamente estudados pela ciência pouco se sabe entre alunos e pessoas leigas, por isso, o tema escolhido para a cartilha procurou fornecer informações da sua importância para a ciência e para a humanidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Micologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Canva | pt_BR |
dc.subject | Cartilha | pt_BR |
dc.title | Cartilha sobre Fungos, um recurso didático para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANDRADE, Laís Karla do Nascimento | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9296015695671310 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5131850918162406 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the teaching of biology, fungi are being approached in the classroom in a summarized way and with an unsatisfactory context. So this work had as objective the development of a booklet, as a didactic support in the teaching of fungi for high school, contributing for teachers and students to work in the classroom in a non-traditional way. Booklets are a means of dissemination by presenting information in a didactic and objective way, making reading fluid with short texts, easy-to-understand language and illustrations that draw the readers' attention, so the methodology used was the organization of content about fungi and layout. The content is based on books, articles and academic works for the construction of the theoretical part of the booklet, which was built on the Canva website, after it was ready it was converted into PDF and made available for free through a link so that all interested parties can access, the booklet has colors in pastel tones, illustrations, photos and avatar of teacher, with explanatory texts, the booklet format was in portrait and A4 size, with 15 pages and seven main topics, consisting of cover, body and references. Although fungi are widely studied by science, little is known among students and lay people, so the theme chosen for the booklet sought to provide information on their importance to science and humanity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2534306574219715 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC VIRGNIA CATARINA FERREIRA DA SILVA.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons