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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50028
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Título: | Referenciação e compreensão nas provas do ENEM : uma análise das redes referenciais em itens com textos multissemióticos |
Autor(es): | SOARES, Jessyga Tavares |
Palavras-chave: | ENEM; item; referenciação; horizontes de compreensão; campanha |
Data do documento: | 26-Abr-2023 |
Citação: | SOARES, Jessyga Tavares. Referenciação e compreensão nas provas do ENEM : uma análise das redes referenciais em itens com textos multissemióticos. Orientadora: Sônia Virgínia Martins Pereira. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo investigar como a construção referencial influencia a compreensão leitora nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que compreendem, em sua estrutura, textos multissemióticos. Nossa base teórica fundamentou-se nos pressupostos da Linguística de Texto, dando ênfase aos aspectos de organização e manifestação textual, à análise do texto verbo-visual e suas implicações linguísticas sobre o estatuto do texto, e aos processos referenciais que operam na (re)construção de sentidos (KOCH, 2011, 2014; KLEIMAN, 2013; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014). Além disso, por se tratar de um exame tão caro à educação brasileira, realizamos uma contextualização histórica, explorando os documentos oficiais que o regem e discutindo os aspectos de compreensão associados às competências e habilidades requeridas nas provas (ALENCAR, 2009; GOMES, 2021). Com essa finalidade, observamos as etapas de elaboração, os critérios de seleção de itens e o método avaliativo aplicado, tendo como base a fundamentação teórico-metodológica do exame (BRASIL, 2005a), a Matriz de Referência (BRASIL, 2023a), o Guia de Elaboração e Revisão de Itens (BRASIL, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019). Desse modo, incitamos a reflexão sobre o método avaliativo do ENEM e a necessidade de um feedback formativo (MÉNDEZ, 2001; GATTI, 2014; SANTA, 2011). Para alcançarmos nosso propósito, sendo este um trabalho de cunho explicativo com traços descritivos (GIL, 2008), tomamos como corpus as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias aplicadas no período de 2019 a 2022, tendo sido selecionado um item por ano de aplicação do exame, que apresentasse como texto-base o gênero campanha. De modo específico, buscamos analisar: (a) a (re)construção dos referentes a partir da noção de redes referenciais (MATOS, 2018; SILVA; CORTEZ, 2020; SILVA, 2021a); (b) a compreensão leitora por meio da relação texto-base/enunciado/alternativas e da classificação dos horizontes de compreensão (MARCUSCHI, 2008); e (c) as estratégias discursivas aplicadas ao gênero campanha, segundo os princípios sintáticos da Gramática do Design Visual (DONDIS, 2015; LIMA; CUNHA; MENDONÇA, 2022). Os resultados demonstram que, ao examinarmos os gêneros multissemióticos, os recursos visuais constituem uma parcela substancial à compreensão, em que atuam diferentes estratégias discursivas, como as de organização e manipulação visual, pois estas conferem intenção e sentido ao texto; o processo de (re)construção de referentes e a associação em redes dos elementos verbo-visuais colabora efetivamente à compreensão do texto, reconhecido como unidade significativa; e as respostas corretas compreendem o nível máximo de interpretabilidade tendo em vista o que se realiza no co(n)texto. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50028 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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