Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50028
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Sônia Virgínia Martins | - |
dc.contributor.author | SOARES, Jessyga Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T13:51:43Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T13:51:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Jessyga Tavares. Referenciação e compreensão nas provas do ENEM : uma análise das redes referenciais em itens com textos multissemióticos. Orientadora: Sônia Virgínia Martins Pereira. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50028 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar como a construção referencial influencia a compreensão leitora nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que compreendem, em sua estrutura, textos multissemióticos. Nossa base teórica fundamentou-se nos pressupostos da Linguística de Texto, dando ênfase aos aspectos de organização e manifestação textual, à análise do texto verbo-visual e suas implicações linguísticas sobre o estatuto do texto, e aos processos referenciais que operam na (re)construção de sentidos (KOCH, 2011, 2014; KLEIMAN, 2013; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014). Além disso, por se tratar de um exame tão caro à educação brasileira, realizamos uma contextualização histórica, explorando os documentos oficiais que o regem e discutindo os aspectos de compreensão associados às competências e habilidades requeridas nas provas (ALENCAR, 2009; GOMES, 2021). Com essa finalidade, observamos as etapas de elaboração, os critérios de seleção de itens e o método avaliativo aplicado, tendo como base a fundamentação teórico-metodológica do exame (BRASIL, 2005a), a Matriz de Referência (BRASIL, 2023a), o Guia de Elaboração e Revisão de Itens (BRASIL, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019). Desse modo, incitamos a reflexão sobre o método avaliativo do ENEM e a necessidade de um feedback formativo (MÉNDEZ, 2001; GATTI, 2014; SANTA, 2011). Para alcançarmos nosso propósito, sendo este um trabalho de cunho explicativo com traços descritivos (GIL, 2008), tomamos como corpus as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias aplicadas no período de 2019 a 2022, tendo sido selecionado um item por ano de aplicação do exame, que apresentasse como texto-base o gênero campanha. De modo específico, buscamos analisar: (a) a (re)construção dos referentes a partir da noção de redes referenciais (MATOS, 2018; SILVA; CORTEZ, 2020; SILVA, 2021a); (b) a compreensão leitora por meio da relação texto-base/enunciado/alternativas e da classificação dos horizontes de compreensão (MARCUSCHI, 2008); e (c) as estratégias discursivas aplicadas ao gênero campanha, segundo os princípios sintáticos da Gramática do Design Visual (DONDIS, 2015; LIMA; CUNHA; MENDONÇA, 2022). Os resultados demonstram que, ao examinarmos os gêneros multissemióticos, os recursos visuais constituem uma parcela substancial à compreensão, em que atuam diferentes estratégias discursivas, como as de organização e manipulação visual, pois estas conferem intenção e sentido ao texto; o processo de (re)construção de referentes e a associação em redes dos elementos verbo-visuais colabora efetivamente à compreensão do texto, reconhecido como unidade significativa; e as respostas corretas compreendem o nível máximo de interpretabilidade tendo em vista o que se realiza no co(n)texto. | pt_BR |
dc.format.extent | 87f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | item | pt_BR |
dc.subject | referenciação | pt_BR |
dc.subject | horizontes de compreensão | pt_BR |
dc.subject | campanha | pt_BR |
dc.title | Referenciação e compreensão nas provas do ENEM : uma análise das redes referenciais em itens com textos multissemióticos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0046490424819524 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1673025156495316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigates how the construction of a reference can influence the reading comprehension of the questions present on the Brazilian National High School Exam—Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) which are composed of multi-semiotic texts. Our research is supported by the premises of Text Linguistics, especially those concerning: the organizational and expressional aspects of the text; the verbal-visual text analysis and its linguistic implications on the status of the text; and the referential processes that operate in the meaning (re)construction (KOCH, 2011; 2014; KLEIMAN, 2013; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014). Being ENEM a critical exam to the Brazilian educational system, Historic context is also offered through the exploration of its official documents, and by discussing the comprehension aspects associated with the competencies and skills required by the exam (ALENCAR, 2009; GOMES, 2021). To this end, we observe the elaboration steps, the criteria used to choose the items, and the evaluation method applied; All based on the theoretical and methodological foundations of the examination (BRASIL, 2005a), the Guide for the Elaboration and Revision of Items—Guia de Elaboração e Revisão de Itens (BRASIL, 2010), and the Common National Curriculum Base—Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019); Therefore, inciting the critical consideration of ENEM’s evaluation method and the necessity of formative feedback (MÉNDEZ, 2001; GATTI, 2014; SANTA, 2011). Our corpus is comprised of the 2019–2022 Languages, Codes, and Their Technologies (Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias) tests. To achieve our purpose—being this an explanatory paper with descriptive features (GIL, 2008)—one item was selected per year of application of the exam, which presented the campaign genre as a base text. Our specific goals were to analyze: (a) the (re)construction of referents according to the notion of referential networks (MATOS, 2018; SILVA; CORTEZ, 2020; SILVA, 2021a); (b) the reader’s comprehension through the correlation of text-base/question/alternatives and the classification of the horizons of textual understanding (MARCUSCHI, 2008); and (c) the discursive strategies applied to the campaign genre, according to the syntactic principles of the Visual Design Grammar (DONDIS, 2015; LIMA; CUNHA; MENDONÇA, 2022). Our analysis showed that, when examining the multi-semiotic genres, visual features constitute a substantial part of the comprehensive process, where different discursive strategies act—such as that of the visual organization and manipulation, as these give intention and meaning to the text. They also showed that the process of (re)construction of referents and the association networks of verbal-visual elements effectively collaborate with the understanding of the text, recognized as a significant unit; and that the correct answers comprise the maximum level of interpretability given what takes place in the context and co-text. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4598-7166 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_JESSYGA_TAVARES_SOARES.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons