Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000
Comparte esta pagina
Título : | Formação docente no PIBID Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos |
Autor : | SOUZA, Maria Eduarda Ferreira de |
Palabras clave : | Pibid Letras UFPE; Pedagogia de projetos; Projeto didático temático |
Fecha de publicación : | 13-abr-2023 |
Citación : | FERREIRA, Maria Eduarda. Formação docente no PIBD Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente artigo propôs a discussão e reformulação de um projeto didático temático elaborado no âmbito do PIBID Letras Português UFPE (2020–2022). Para tanto, tomamos como base teórica para a análise do material a noção de planejamento cunhada por Rojo (2001) e de pedagogia de projetos concebida em Touro (2020) e Guedes (2017). Ademais, nos aprofundamos no conceito de projeto didático temático norteado por Caretta (2016) e Mendonça (2005). Por fim, também abrimos o diálogo acerca do processo de formação docente e dos impactos dessa formação na visão do trabalho com temáticas sociais ao passo que compreendemos a pertinência de programas de formação de professores(as) para que essa visão seja melhor desenvolvida. Desse modo, pudemos compreender a relevância dos programas docentes na formação de professores(as) e do envolvimento da pedagogia de projetos nesse processo formativo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Eduarda Ferreira de Souza.pdf | 335,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons