Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000

Comparte esta pagina

Título : Formação docente no PIBID Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos
Autor : SOUZA, Maria Eduarda Ferreira de
Palabras clave : Pibid Letras UFPE; Pedagogia de projetos; Projeto didático temático
Fecha de publicación : 13-abr-2023
Citación : FERREIRA, Maria Eduarda. Formação docente no PIBD Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente artigo propôs a discussão e reformulação de um projeto didático temático elaborado no âmbito do PIBID Letras Português UFPE (2020–2022). Para tanto, tomamos como base teórica para a análise do material a noção de planejamento cunhada por Rojo (2001) e de pedagogia de projetos concebida em Touro (2020) e Guedes (2017). Ademais, nos aprofundamos no conceito de projeto didático temático norteado por Caretta (2016) e Mendonça (2005). Por fim, também abrimos o diálogo acerca do processo de formação docente e dos impactos dessa formação na visão do trabalho com temáticas sociais ao passo que compreendemos a pertinência de programas de formação de professores(as) para que essa visão seja melhor desenvolvida. Desse modo, pudemos compreender a relevância dos programas docentes na formação de professores(as) e do envolvimento da pedagogia de projetos nesse processo formativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Eduarda Ferreira de Souza.pdf335,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons