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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Maria Eduarda Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T17:50:17Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T17:50:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-03 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Eduarda. Formação docente no PIBD Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo propôs a discussão e reformulação de um projeto didático temático elaborado no âmbito do PIBID Letras Português UFPE (2020–2022). Para tanto, tomamos como base teórica para a análise do material a noção de planejamento cunhada por Rojo (2001) e de pedagogia de projetos concebida em Touro (2020) e Guedes (2017). Ademais, nos aprofundamos no conceito de projeto didático temático norteado por Caretta (2016) e Mendonça (2005). Por fim, também abrimos o diálogo acerca do processo de formação docente e dos impactos dessa formação na visão do trabalho com temáticas sociais ao passo que compreendemos a pertinência de programas de formação de professores(as) para que essa visão seja melhor desenvolvida. Desse modo, pudemos compreender a relevância dos programas docentes na formação de professores(as) e do envolvimento da pedagogia de projetos nesse processo formativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pibid Letras UFPE | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.subject | Projeto didático temático | pt_BR |
dc.title | Formação docente no PIBID Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5256029769500523 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article address the discussion and reformulation of a thematic didactic project developed within the scope of PIBID Letras Português UFPE (2020-2022). For this purpose, we used as a theoretical basis for the analysis of the material the notion of planning coined by Rojo (2001) and pedagogy of projects conceived by Touro (2020) and Guedes (2017). Additionally, we went deeper into the concept of thematic didactic project guided by Caretta (2016) and Mendonça (2005). Finally, we also had a dialogue about the teacher training process and the impacts of this training on the view of work with social issues while highlighting the relevance of teacher training programs for the development of this perspective. In this way, we were able to understand the significance of teaching programs for teacher training and the relevance of involving pedagogy of projects to the training process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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