Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos-
dc.contributor.authorSOUZA, Maria Eduarda Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-05-09T17:50:17Z-
dc.date.available2023-05-09T17:50:17Z-
dc.date.issued2023-04-13-
dc.date.submitted2023-05-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Eduarda. Formação docente no PIBD Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000-
dc.description.abstractO presente artigo propôs a discussão e reformulação de um projeto didático temático elaborado no âmbito do PIBID Letras Português UFPE (2020–2022). Para tanto, tomamos como base teórica para a análise do material a noção de planejamento cunhada por Rojo (2001) e de pedagogia de projetos concebida em Touro (2020) e Guedes (2017). Ademais, nos aprofundamos no conceito de projeto didático temático norteado por Caretta (2016) e Mendonça (2005). Por fim, também abrimos o diálogo acerca do processo de formação docente e dos impactos dessa formação na visão do trabalho com temáticas sociais ao passo que compreendemos a pertinência de programas de formação de professores(as) para que essa visão seja melhor desenvolvida. Desse modo, pudemos compreender a relevância dos programas docentes na formação de professores(as) e do envolvimento da pedagogia de projetos nesse processo formativo.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPibid Letras UFPEpt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectProjeto didático temáticopt_BR
dc.titleFormação docente no PIBID Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5256029769500523pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.description.abstractxThis article address the discussion and reformulation of a thematic didactic project developed within the scope of PIBID Letras Português UFPE (2020-2022). For this purpose, we used as a theoretical basis for the analysis of the material the notion of planning coined by Rojo (2001) and pedagogy of projects conceived by Touro (2020) and Guedes (2017). Additionally, we went deeper into the concept of thematic didactic project guided by Caretta (2016) and Mendonça (2005). Finally, we also had a dialogue about the teacher training process and the impacts of this training on the view of work with social issues while highlighting the relevance of teacher training programs for the development of this perspective. In this way, we were able to understand the significance of teaching programs for teacher training and the relevance of involving pedagogy of projects to the training process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda Ferreira de Souza.pdf335,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons