Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000

Compartilhe esta página

Título: Formação docente no PIBID Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos
Autor(es): SOUZA, Maria Eduarda Ferreira de
Palavras-chave: Pibid Letras UFPE; Pedagogia de projetos; Projeto didático temático
Data do documento: 13-Abr-2023
Citação: FERREIRA, Maria Eduarda. Formação docente no PIBD Letras UFPE : o desenvolvimento da perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da pedagogia de projetos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo propôs a discussão e reformulação de um projeto didático temático elaborado no âmbito do PIBID Letras Português UFPE (2020–2022). Para tanto, tomamos como base teórica para a análise do material a noção de planejamento cunhada por Rojo (2001) e de pedagogia de projetos concebida em Touro (2020) e Guedes (2017). Ademais, nos aprofundamos no conceito de projeto didático temático norteado por Caretta (2016) e Mendonça (2005). Por fim, também abrimos o diálogo acerca do processo de formação docente e dos impactos dessa formação na visão do trabalho com temáticas sociais ao passo que compreendemos a pertinência de programas de formação de professores(as) para que essa visão seja melhor desenvolvida. Desse modo, pudemos compreender a relevância dos programas docentes na formação de professores(as) e do envolvimento da pedagogia de projetos nesse processo formativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50000
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda Ferreira de Souza.pdf335,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons