Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49980

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Claudianderson Nogueira da-
dc.date.accessioned2023-05-09T12:18:10Z-
dc.date.available2023-05-09T12:18:10Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Claudianderson Nogueira da. Famílias homoparentais: percepções sobre o reconhecimento e a integração em escolas do Agreste Pernambucano. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49980-
dc.descriptionArquivo trocado em 07/11/2024 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo.-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto a relação entre as famílias homoparentais e as escolas do Agreste Pernambucano. O estudo foi motivado pela compreensão das violações aos direitos de gays e lésbicas que o (neo)conservadorismo, neoliberalismo e fundamentalismo religioso mantêm ao defender uma concepção de família natural e universal, baseada na relação entre um homem e uma mulher heterossexuais cis, que unidos pelo casamento, procriam, coabitam e são canais para “desenvolvimento saudável” dos/as filhos/as. No entanto, a família é uma instituição que acompanha as transformações culturais, jurídicas, sociais, políticas, econômicas, entre outras, e por isso, o caráter natural e universal é ficcional. O trabalho parte das reflexões sobre gênero e sexualidade no pós-estruturalismo, entendendo que essas questões são importantes para a formulação das compreensões sobre família. Utilizamos, igualmente a teoria do reconhecimento para analisar como se dão as relações com os corpos gays e lésbicos na sociedade e, especificamente na escola, quando estes/as a compõem, como famílias, esse espaço. O principal objetivo da pesquisa é compreender como as famílias homoparentais são reconhecidas e integradas nas escolas do Agreste Pernambucano. Em meio a um cenário de retrocessos, em constantes combates à “suposta ideologia de gênero”, incentivada pelo pânico moral, essa reflexão é importante para questionar as concepções de família que estão presentes no contexto escolar, perceber a existência das famílias homoparentais na escola e proporcionar esquemas de reconhecibilidade subversivos que possibilitem seu reconhecimento. Debruçamo-nos, igualmente, sobre estudos no âmbito da educação para discutir as formas de promover esses esquemas a partir dos mecanismos de democratização da escola, que reforçam o caráter plural e democrático dela. O estudo traz as vozes, os olhares e as experiências de pais gays e mães lésbicas, membros de famílias homoparentais localizadas em três municípios do Agreste Pernambucano e que possuem filhos/as estudando em escolas dessas localidades. Além disso, trazemos as perspectivas das gestoras e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, para conhecermos os olhares das escolas sobre essas famílias e os trabalhos que desenvolvem para promover seu reconhecimento e integração. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como recursos metodológicos: a estratégia da triangulação, as entrevistas semiestruturadas, as conversas, a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou que as famílias homoparentais são marcadas por uma ambivalência no seu reconhecimento nas escolas do Agreste Pernambucano. São reconhecidas para o cumprimento das responsabilidades que lhes são atribuídas, mas não reconhecidas quando se trata da mesma visibilidade que outras famílias possuem, de modo especial, a tradicional. Quanto à integração das famílias homoparentais nas propostas e atividades pedagógicas, a pesquisa nos mostrou que elas participam das atividades, mas, não são integradas e representadas nelas. Assim, percebemos que as escolas do Agreste pernambucano, quando se trata da relação com as famílias, ainda pautam suas concepções e trabalhos a partir do modelo de família tradicional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectFamílias de minorias sexuaispt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleFamílias homoparentais : percepções sobre o reconhecimento e a integração em escolas do Agreste Pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5704164679272145pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe focus of this research is the relationship of homo parental families and the Agreste Pernambucano schools. The study was motivated by the comprehension of violations of gay and lesbian rights that take place due to neoconservative, Neo-liberalism and religious fundamentalism maintain by defending a natural and universal family conception, based on the relationship between a man and a woman cis heterosexual, who, united by marriage, procreate, cohabit and are channels for the "healthy development” of their sons and daughters. However, the family is an institution that accompanies the cultural, judicial, social, political and economic transformations, among others, and because of this, the natural and universal character is fictional. The present work starts from reflections about gender and sexuality in the post-structuralism, on the understanding that these issues are important for the formulations of the comprehensions about family. In addition, the theory of recognition is used to analyse how the relationships are with the gay and lesbians bodies in society and specifically in the school, when these are composed as families in this space. The main objective of this research is to understand how same-sex families are recognized and integration in the Agreste de Pernambuco schools. A midst a setback scenario, constant combat against the "supposed gender ideology", encouraged by moral panic, this reflection is important to question the family conceptions which are present in the school context, perceive the existence of homo parental families in the school and provide subversive recognizable schemes which make this recognition possible. Furthermore, studies were pursued in the educational ambit, to discuss ways to promote these schemes, starting from the democratization mechanisms in the school, which reinforce its plural and democratic character. This work brings the voices, the looks and the experiences of gay fathers and lesbian mothers, members of homo parental families, located in three municipalities of the Agreste Pernambucano, who have children studying in schools in these locations. In addition, perspectives of the school administrators and the analysis of the Pedagogical Political Projects are brought in, in order to understand how the schools see these families and the work that is developed to promote their recognition and integration. For the development of this study, these methodological resources were used: triangulation strategy, semi-structured interviews, conversations, a documentary research, and content analysis. The research showed that homo parental families are marked by an ambivalence in its recognition in the Agreste Pernambucano schools. They are recognized for the fulfillment of the responsibilities which they are given but they are not recognized with the same visibility, which is given to the other families, especially to the traditional ones. As far as the integration of the homo parental families in the pedagogical proposals and activities, the research showed that they participate in the activities, but are not integrated and represented in them. Thus, it was perceived that when it comes to the relationship with these families, the Agreste Pernambucano schools still rate their conceptions and work from the traditional family model.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Claudianderson Nogueira da Silva.pdf1,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons