Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49979
Comparte esta pagina
Título : | Formação de professores usando unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e padlet para o ensino da sustentabilidade alimentar |
Autor : | SILVA, Lucelia Santana Torres da |
Palabras clave : | Educação Ambiental; Sustentabilidade; Base Nacional Comum Curricular |
Fecha de publicación : | 15-mar-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Lucélia Santana Torres da. Formação de professores usando unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e padlet para o ensino da sustentabilidade alimentar. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Educar para a sustentabilidade alimentar é superar a cultura de uma alimentação pobre em nutrientes e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente. Atenuar os impactos de produção e consumo como proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende de grandes mudanças no Sistema Alimentar. Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, bem como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa Crítica (UEPS) são sequências de Ensino baseadas na Aprendizagem Significativa (AS) que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos e na formação continuada de professores. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi usar a UEPS e o Padlet para o ensino da Sustentabilidade Alimentar na formação de professores e de alunos da Educação Básica. Na prototipação dos produtos técnicos e tecnológico (PTT) realizou-se uma Pesquisa-Ação para aplicação de uma UEPS Crítica sobre Sustentabilidade Alimentar. Na formação presencial de professores da Educação Básica também usou-se o Padlet como mural virtual, dinâmico e interativo. A aplicação e validação dos PTT (UEPS e Padlet) foram exitosas tanto para os grupos de alunos como de professores. Os alunos demonstraram indícios de AS através da avaliação dos Domínios Ausubelianos e da Análise de Conteúdo dos textos produzidos nas 14 aulas. Os Professores elaboraram um mapa mental e validaram a UEPS por meio de um questionário, em que descreveram o caráter inovador e o impacto positivo que essa metodologia possui para a práxis ambiental e para o ensino- aprendizagem. Após a formação dos professores, houve sugestões para melhoria do mural interativo do Padlet, que foi aprimorado agregando-se hipertextos, hiperlinks e material complementar para contribuir com a AS, UEPS e Sustentabilidade Alimentar. A versão final do Padlet também foi validada por professores discentes do ProfCiamb e obteve uma excelente avaliação como um produto educacional inovador, fácil de ser aplicado e com possibilidades de trazer mudanças ao ensino da Sustentabilidade Alimentar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49979 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lucelia Santana Torres da Silva.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons