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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49979

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Aparecida Guilherme da-
dc.contributor.authorSILVA, Lucelia Santana Torres da-
dc.date.accessioned2023-05-09T12:12:30Z-
dc.date.available2023-05-09T12:12:30Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationSILVA, Lucélia Santana Torres da. Formação de professores usando unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e padlet para o ensino da sustentabilidade alimentar. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49979-
dc.description.abstractEducar para a sustentabilidade alimentar é superar a cultura de uma alimentação pobre em nutrientes e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente. Atenuar os impactos de produção e consumo como proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende de grandes mudanças no Sistema Alimentar. Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, bem como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa Crítica (UEPS) são sequências de Ensino baseadas na Aprendizagem Significativa (AS) que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos e na formação continuada de professores. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi usar a UEPS e o Padlet para o ensino da Sustentabilidade Alimentar na formação de professores e de alunos da Educação Básica. Na prototipação dos produtos técnicos e tecnológico (PTT) realizou-se uma Pesquisa-Ação para aplicação de uma UEPS Crítica sobre Sustentabilidade Alimentar. Na formação presencial de professores da Educação Básica também usou-se o Padlet como mural virtual, dinâmico e interativo. A aplicação e validação dos PTT (UEPS e Padlet) foram exitosas tanto para os grupos de alunos como de professores. Os alunos demonstraram indícios de AS através da avaliação dos Domínios Ausubelianos e da Análise de Conteúdo dos textos produzidos nas 14 aulas. Os Professores elaboraram um mapa mental e validaram a UEPS por meio de um questionário, em que descreveram o caráter inovador e o impacto positivo que essa metodologia possui para a práxis ambiental e para o ensino- aprendizagem. Após a formação dos professores, houve sugestões para melhoria do mural interativo do Padlet, que foi aprimorado agregando-se hipertextos, hiperlinks e material complementar para contribuir com a AS, UEPS e Sustentabilidade Alimentar. A versão final do Padlet também foi validada por professores discentes do ProfCiamb e obteve uma excelente avaliação como um produto educacional inovador, fácil de ser aplicado e com possibilidades de trazer mudanças ao ensino da Sustentabilidade Alimentar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleFormação de professores usando unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e padlet para o ensino da sustentabilidade alimentarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6734449894692779pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9159030307481866pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxEducating for food sustainability means overcoming the culture of nutrient-poor eating and raising awareness of the importance of preserving the environment. Mitigating the impacts of production and consumption as proposed by the United Nations, through the Sustainable Development Goals (SDGs), depends on major changes in the Food System. In order to contribute to the critical teaching advocated by the BNCC, innovative and problematizing approaches are needed, as well as Information and Communication Technologies (ICTs). In this context, the Critical Potentially Significant Teaching Units (UEPS) are Teaching sequences based on Meaningful Learning (AS) that can contribute to the teaching-learning of students and the continuing education of teachers. the objective is to use UEPS and Padlet to teach Food Sustainability in the training of teachers and students of Basic Education. In the prototyping of technical and technological products (PTT) an Action Research was carried out for the application of a Critical UEPS on Food Sustainability in two classes of the 2nd year of Secondary Education, according to the 8 steps of UEPS described by Moreira. This theme is part of the Pedagogical Trail Environment and Society present in the Curriculum of the New High School of Pernambuco. In the face-to-face training of Basic Education teachers, Padlet was also used as a virtual, dynamic and interactive wall. Application and validation of PTT (UEPS and Padlet) was successful for both students and teachers. The students showed signs of Significant Learning through the evaluation of the Ausubelian Domains and the Content Analysis of the texts produced in the 14 classes. While the Professorese elaborated a mental map and validated the UEPS through a questionnaire, in which they described the innovative character and the positive impact that this methodology has for the environmental praxis and for teaching and learning. After the teachers' training, there were suggestions for improving the Padlet's interactive wall, which was improved by adding hypertexts and hyperlinks and complementary material to contribute to Meaningful Learning, UEPS and Food Sustainability. The final version of the Padlet was also validated by ProfCiamb student teachers and obtained an excellent evaluation as an innovative educational product, easy to apply and with possibilities to bring changes to the teaching of Food Sustainability.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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