Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49979
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Maria Aparecida Guilherme da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lucelia Santana Torres da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T12:12:30Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T12:12:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucélia Santana Torres da. Formação de professores usando unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e padlet para o ensino da sustentabilidade alimentar. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49979 | - |
dc.description.abstract | Educar para a sustentabilidade alimentar é superar a cultura de uma alimentação pobre em nutrientes e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente. Atenuar os impactos de produção e consumo como proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende de grandes mudanças no Sistema Alimentar. Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, bem como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa Crítica (UEPS) são sequências de Ensino baseadas na Aprendizagem Significativa (AS) que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos e na formação continuada de professores. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi usar a UEPS e o Padlet para o ensino da Sustentabilidade Alimentar na formação de professores e de alunos da Educação Básica. Na prototipação dos produtos técnicos e tecnológico (PTT) realizou-se uma Pesquisa-Ação para aplicação de uma UEPS Crítica sobre Sustentabilidade Alimentar. Na formação presencial de professores da Educação Básica também usou-se o Padlet como mural virtual, dinâmico e interativo. A aplicação e validação dos PTT (UEPS e Padlet) foram exitosas tanto para os grupos de alunos como de professores. Os alunos demonstraram indícios de AS através da avaliação dos Domínios Ausubelianos e da Análise de Conteúdo dos textos produzidos nas 14 aulas. Os Professores elaboraram um mapa mental e validaram a UEPS por meio de um questionário, em que descreveram o caráter inovador e o impacto positivo que essa metodologia possui para a práxis ambiental e para o ensino- aprendizagem. Após a formação dos professores, houve sugestões para melhoria do mural interativo do Padlet, que foi aprimorado agregando-se hipertextos, hiperlinks e material complementar para contribuir com a AS, UEPS e Sustentabilidade Alimentar. A versão final do Padlet também foi validada por professores discentes do ProfCiamb e obteve uma excelente avaliação como um produto educacional inovador, fácil de ser aplicado e com possibilidades de trazer mudanças ao ensino da Sustentabilidade Alimentar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Formação de professores usando unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e padlet para o ensino da sustentabilidade alimentar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6734449894692779 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9159030307481866 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Educating for food sustainability means overcoming the culture of nutrient-poor eating and raising awareness of the importance of preserving the environment. Mitigating the impacts of production and consumption as proposed by the United Nations, through the Sustainable Development Goals (SDGs), depends on major changes in the Food System. In order to contribute to the critical teaching advocated by the BNCC, innovative and problematizing approaches are needed, as well as Information and Communication Technologies (ICTs). In this context, the Critical Potentially Significant Teaching Units (UEPS) are Teaching sequences based on Meaningful Learning (AS) that can contribute to the teaching-learning of students and the continuing education of teachers. the objective is to use UEPS and Padlet to teach Food Sustainability in the training of teachers and students of Basic Education. In the prototyping of technical and technological products (PTT) an Action Research was carried out for the application of a Critical UEPS on Food Sustainability in two classes of the 2nd year of Secondary Education, according to the 8 steps of UEPS described by Moreira. This theme is part of the Pedagogical Trail Environment and Society present in the Curriculum of the New High School of Pernambuco. In the face-to-face training of Basic Education teachers, Padlet was also used as a virtual, dynamic and interactive wall. Application and validation of PTT (UEPS and Padlet) was successful for both students and teachers. The students showed signs of Significant Learning through the evaluation of the Ausubelian Domains and the Content Analysis of the texts produced in the 14 classes. While the Professorese elaborated a mental map and validated the UEPS through a questionnaire, in which they described the innovative character and the positive impact that this methodology has for the environmental praxis and for teaching and learning. After the teachers' training, there were suggestions for improving the Padlet's interactive wall, which was improved by adding hypertexts and hyperlinks and complementary material to contribute to Meaningful Learning, UEPS and Food Sustainability. The final version of the Padlet was also validated by ProfCiamb student teachers and obtained an excellent evaluation as an innovative educational product, easy to apply and with possibilities to bring changes to the teaching of Food Sustainability. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lucelia Santana Torres da Silva.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons