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Título: Contextualização no ensino da matemática no 3º ano do ensino médio: na perspectiva de alguns professores.
Autor(es): BARBOSA, Milena Laura Souza
Palavras-chave: Contextualização; Modismo; Aprendizagem Significativa
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: BARBOSA, M. L. S. Contextualização no ensino da matemática no 3º ano do ensino médio: na perspectiva de alguns professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho surgiu a partir de uma pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde impulsionada pelo professor, fui em busca de vencer o meu temor de enfrentar a sala de aula. O meu medo era de não constituir uma aula interessante, mas a partir das experiências vivenciadas nas disciplinas de estágio notei que seria possível tornar uma aula de matemática interessante usando a contextualização. Diante disso, o nosso trabalho visa apresentar uma análise sobre a importância da contextualização no ensino da matemática no 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual localizada no Agreste Pernambucano, identificando algumas possíveis trajetórias da contextualização como recurso necessário para aprendizagem. Para tentar “responder” ao questionamento “A contextualização no ensino da matemática nas escolas é modismo ou recurso necessário para aprendizagem?”, consideramos algumas pesquisas que discutiram os mais variados conceitos atribuídos a contextualização e sua utilização, como também sua importância e os aspectos acerca da temática da Contextualização que contribuem para a Aprendizagem de conceitos matemáticos pelos alunos. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo analisar a importância da contextualização no ensino da matemática no 3º ano do Ensino Médio de acordo com os professores que atuam em uma Escola Técnica Estadual situada no Agreste Pernambucano. Para isto, foi feito de entrevistas realizadas com os professores de matemática dessa escola, discutindo sobre o papel da Contextualização no ensino. Fora utilizado aqui o conceito apresentado por Reis e Nehring (2017) associado a elementos sobre o termo de contextualização. A definição apresentada por Bauman (1990) associada ao modismo, algo temporário. A teoria de Ausubel (1968) sobre a aprendizagem significativa. E o ponto de vista de George Polya (1985), referente a recursos, a propostas metodológicas que, de fato, visam constituir e contribuir para uma eficiente aprendizagem, entre outras pesquisa que nutrira o trabalho. À vista disso, com os resultados obtidos em nossa pesquisa verificamos que aprendizagem matemática contextualizada é recurso necessário e de grande importância para a aprendizagem significativa dos discentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49977
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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