Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49977

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorBARBOSA, Milena Laura Souza-
dc.date.accessioned2023-05-09T12:08:22Z-
dc.date.available2023-05-09T12:08:22Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.date.submitted2023-05-07-
dc.identifier.citationBARBOSA, M. L. S. Contextualização no ensino da matemática no 3º ano do ensino médio: na perspectiva de alguns professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49977-
dc.description.abstractEste trabalho surgiu a partir de uma pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde impulsionada pelo professor, fui em busca de vencer o meu temor de enfrentar a sala de aula. O meu medo era de não constituir uma aula interessante, mas a partir das experiências vivenciadas nas disciplinas de estágio notei que seria possível tornar uma aula de matemática interessante usando a contextualização. Diante disso, o nosso trabalho visa apresentar uma análise sobre a importância da contextualização no ensino da matemática no 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual localizada no Agreste Pernambucano, identificando algumas possíveis trajetórias da contextualização como recurso necessário para aprendizagem. Para tentar “responder” ao questionamento “A contextualização no ensino da matemática nas escolas é modismo ou recurso necessário para aprendizagem?”, consideramos algumas pesquisas que discutiram os mais variados conceitos atribuídos a contextualização e sua utilização, como também sua importância e os aspectos acerca da temática da Contextualização que contribuem para a Aprendizagem de conceitos matemáticos pelos alunos. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo analisar a importância da contextualização no ensino da matemática no 3º ano do Ensino Médio de acordo com os professores que atuam em uma Escola Técnica Estadual situada no Agreste Pernambucano. Para isto, foi feito de entrevistas realizadas com os professores de matemática dessa escola, discutindo sobre o papel da Contextualização no ensino. Fora utilizado aqui o conceito apresentado por Reis e Nehring (2017) associado a elementos sobre o termo de contextualização. A definição apresentada por Bauman (1990) associada ao modismo, algo temporário. A teoria de Ausubel (1968) sobre a aprendizagem significativa. E o ponto de vista de George Polya (1985), referente a recursos, a propostas metodológicas que, de fato, visam constituir e contribuir para uma eficiente aprendizagem, entre outras pesquisa que nutrira o trabalho. À vista disso, com os resultados obtidos em nossa pesquisa verificamos que aprendizagem matemática contextualizada é recurso necessário e de grande importância para a aprendizagem significativa dos discentes.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectModismopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleContextualização no ensino da matemática no 3º ano do ensino médio: na perspectiva de alguns professores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6654751843666232pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThis work arose from a research in the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID), where driven by the teacher I went in search of my fear when facing the classroom which was the fear of not constituting an interesting class and with the experiences in the internship courses I noticed that it would be possible to make an interesting mathematics class using contextualization, Therefore, our work aims to present an analysis about the importance of contextualization in the teaching of mathematics in the 3rd year of high school in a State Technical School located in the Pernambuco countryside, analyzing the possible paths of contextualization as a necessary resource for learning. We considered, to try to "answer" the question "Is contextualization in the teaching of mathematics in schools a fad or a necessary resource for learning?", researches from the most varied concepts attributed to contextualization and its use, as well as its importance and the best aspects about the theme of Contextualization that contribute to the Learning of mathematical concepts by the students. Thus, the research aims to analyze the importance of contextualization in the teaching of mathematics in the 3rd year of high school in a State Technical School in Agreste Pernambuco. For this, an analysis was made in the school selected for the research through an interview with the math teachers, portraying the Contextualization in teaching. The concept presented by Reis and Nehring (2017) associated with elements of the term contextualization was used here. The definition presented by Bauman (1990) associated with fad, that is, something temporary, without duration. Ausubel's (1968) theory of meaningful learning. And the point of view of George Polya (1985), referring to resources, to methodological proposals that, in fact, aim to constitute and contribute to an efficient learning, among other research that nourished the work. In view of this, with the results obtained in our research it was verified that contextualized mathematical learning is a necessary resource and of great importance for the meaningful learning of the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Milena Laura Souza Barbosa.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons