Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49974

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Gabriel de Lima-
dc.date.accessioned2023-05-08T21:14:54Z-
dc.date.available2023-05-08T21:14:54Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-05-08-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Gabriel de Lima. A importância das aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49974-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo geral analisar a importância das aulas de educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a importância da administração dos seus conteúdos. A importância da educação física para as crianças dos anos iniciais no ensino fundamental já vem sendo destacada é indicada há muitas décadas tanto no Brasil como em outros países. Diante disso é relevante trazer contribuições sobre métodos didáticos e práticos com as possibilidades para a aprendizagem dos alunos que estudam nesse nível nas aulas de educação física nas escolas. Especificamente sobre práticas relacionadas às possibilidades do uso dos recursos motor no ensino da educação física, mas que tais práticas não se limitam apenas ao ensino dessa disciplina. O desenvolvimento das aulas didáticas se destaca pela perspectiva de metodologia ativa em sala de aula, onde o professor tem uma posição diferente de “detentor do saber” e passou a ter um olhar mais crítico as suas ações uma vez que a exploração da didática de ensino precisa permear por um processo de análise conciso diante de variáveis e objetivos. Levando tudo isso em consideração, é nesse contexto que se dá a importância de refletir e avaliar a prática de ensino dentro das salas de aula, principalmente nas quadras de esportes, com atividades motoras renovadas, pois as práticas tradicionais vêm se mostrando pouco eficazes para a aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.titleA importância das aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study is to analyze the importance of physical education classes in the early Years of Elementary School and the importance of administering its contents. The importance of Physical Education for children in the early Years of Elementary School has been highlighted and indicated for many decades both in Brazil and in other countries. In view of this, it is relevant to bring contributions on didactic and practical methods with the possibilities for learning for students who study at this level in Physical Education in Schools (PES) classes. Specifically about practices related to the possibilities of using motor resources in teaching Physical Education (PE), but that such practices are not limited to teaching this discipline. The development of didactic classes stands out due to the perspective of active methodology in the classroom, where the teacher has a different position of "knowledge holder" and started to have a more critical look at his actions since the exploration of teaching didactics it needs to permeate through a concise analysis process in the face of variables and objectives. Taking all this into account, it is in this context that it becomes important to reflect and evaluate the teaching practice within the classrooms, especially on the sports courts, with renewed motor activities, as traditional practices have been proving to be ineffective for the learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Gabriel de Lima Cavalcanti.pdf353,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons