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Título: A percepção ambiental da comunidade ribeirinha acerca da poluição das águas na barragem Pirapama e criação de podcasts por estudantes do ensino médio
Autor(es): FARIAS, Marcella Rayana Sousa
Palavras-chave: Pescadores artesanais; Poluição; Educomunicação; Pirapama - barragem
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FARIAS, Marcella Rayana Sousa. A percepção ambiental da comunidade ribeirinha acerca da poluição das águas na barragem Pirapama e criação de podcasts por estudantes do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A percepção ambiental é hoje uma ferramenta que funciona para permitir a sensibilização do indivíduo, possibilitando às pessoas uma mudança de hábitos e ações acerca do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visa a criação de podcasts como estratégia de ensino a partir da percepção ambiental da comunidade ribeirinha da barragem Pirapama-PE. O rio Pirapama fica localizado no Cabo de Santo Agostinho, zona da Mata de Pernambuco, com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. Portanto, a demanda socioambiental do produto é levar à prática da reflexão da poluição das águas nas barragens, onde a educomunicação faça a mobilização e desperte interesse entre estudantes e educadores para a formação da consciência ambiental. A finalidade deste produto leva a uma didática de ensino com as criações de “podcasts” por estudantes, professores e comunidade próximas à barragem. Os objetivos são: promover acesso e conhecimento sobre o histórico das barragens e como a mesma se encontra atualmente; analisar a percepção ambiental sobre a poluição hídrica da barragem; e promover a interdisciplinaridade envolvendo os docentes de diversos componentes curriculares para contribuírem com diferentes olhares acerca do tema. A elaboração do produto consistiu na coleta de dados realizada por meio de entrevistas, questionários semiestruturados, anotações e gravações com os residentes próximos à barragem e desenvolvimento de uma série de podcasts com estudantes em sala de aula da escola de referência EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães localizada na cidade de Pontezinha, em Pernambuco. A criação dos podcasts foi pensado no sentido de inclusão deste recurso tecnológico de grande potencial pedagógico, muito flexível e de fácil acesso. A série de podcasts estão divulgadas no Instagram @aqua.cast1, e seus episódios estão publicados na plataforma “Spotify”. Os objetivo do trabalho foram conquistados, pela efetivação da aprendizagem no que concerne ao meio ambiente e poluição das águas, a consciência do indivíduo para com o meio ambiente, e ampliação da visão sobre os serviços ecossistêmicos e as questões ambientais diante das interações antrópicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49949
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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