Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49949

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Jarcilene Silva de-
dc.contributor.authorFARIAS, Marcella Rayana Sousa-
dc.date.accessioned2023-05-08T13:04:16Z-
dc.date.available2023-05-08T13:04:16Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationFARIAS, Marcella Rayana Sousa. A percepção ambiental da comunidade ribeirinha acerca da poluição das águas na barragem Pirapama e criação de podcasts por estudantes do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49949-
dc.description.abstractA percepção ambiental é hoje uma ferramenta que funciona para permitir a sensibilização do indivíduo, possibilitando às pessoas uma mudança de hábitos e ações acerca do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visa a criação de podcasts como estratégia de ensino a partir da percepção ambiental da comunidade ribeirinha da barragem Pirapama-PE. O rio Pirapama fica localizado no Cabo de Santo Agostinho, zona da Mata de Pernambuco, com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. Portanto, a demanda socioambiental do produto é levar à prática da reflexão da poluição das águas nas barragens, onde a educomunicação faça a mobilização e desperte interesse entre estudantes e educadores para a formação da consciência ambiental. A finalidade deste produto leva a uma didática de ensino com as criações de “podcasts” por estudantes, professores e comunidade próximas à barragem. Os objetivos são: promover acesso e conhecimento sobre o histórico das barragens e como a mesma se encontra atualmente; analisar a percepção ambiental sobre a poluição hídrica da barragem; e promover a interdisciplinaridade envolvendo os docentes de diversos componentes curriculares para contribuírem com diferentes olhares acerca do tema. A elaboração do produto consistiu na coleta de dados realizada por meio de entrevistas, questionários semiestruturados, anotações e gravações com os residentes próximos à barragem e desenvolvimento de uma série de podcasts com estudantes em sala de aula da escola de referência EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães localizada na cidade de Pontezinha, em Pernambuco. A criação dos podcasts foi pensado no sentido de inclusão deste recurso tecnológico de grande potencial pedagógico, muito flexível e de fácil acesso. A série de podcasts estão divulgadas no Instagram @aqua.cast1, e seus episódios estão publicados na plataforma “Spotify”. Os objetivo do trabalho foram conquistados, pela efetivação da aprendizagem no que concerne ao meio ambiente e poluição das águas, a consciência do indivíduo para com o meio ambiente, e ampliação da visão sobre os serviços ecossistêmicos e as questões ambientais diante das interações antrópicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPescadores artesanaispt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectPirapama - barragempt_BR
dc.titleA percepção ambiental da comunidade ribeirinha acerca da poluição das águas na barragem Pirapama e criação de podcasts por estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8630914060140471pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3305390900674832pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe environmental perception is today a tool that works to allow the sensitization of the individual, enabling people to change their habits and actions about the environment. In this sense, the present work aims to detect the perception of residents near the dam: Pirapama. The Pirapama River is located in Cabo de Santo Agostinho (Mata area), with the capacity to accumulate 61 million cubic meters of water. Therefore, the socio-environmental demand of the product is to lead to the practice of reflection on water pollution in dams, where educommunication mobilizes and awakens interest among students and educators for the formation of environmental awareness. The purpose of this product leads to a teaching didactic with the creation of “podcasts” by students, teachers and students from the community close to the dam. The objectives are: to promote access and knowledge about the dam's history and how it is currently located; to analyze the environmental perception of the water pollution of the two dams; and promote interdisciplinarity involving teachers from different curricular components to contribute with different perspectives on the subject. The elaboration of the product consists of data collection carried out through interviews, semi-structured questionnaires, notes and recordings with residents close to the dam and development of a series of podcasts with students in the classroom of the reference school EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães located in the city of Pontezinha, in Pernambuco. The creation of podcasts was designed to include this technological resource of great pedagogical potential, very flexible and easily accessible. Once the podcast series is finished, they will be released on the Instagram #aqua.cast1, and all Podcast platforms “Spotify”. The expected results are given by the effectiveness of learning regarding the environment and water pollution, the individual's awareness of the environment, and expansion of the view on ecosystem services and environmental issues in the face of anthropic interactions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcella Rayana Sousa Farias.pdf2,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons