Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49940

Comparte esta pagina

Título : Conceitos físicos e super-herois: uma análise da percepção de alunos do ensino médio de Caruaru sobre esta relação.
Autor : TAVARES, Renan Felipe dos Santos
Palabras clave : Percepção dos estudantes; Conceitos Físicos; Super-heróis; História em quadrinhos; Ensino de Física; Ciência
Fecha de publicación : 24-abr-2023
Citación : TAVARES, Renan Felipe dos Santos. CONCEITOS FÍSICOS E SUPER-HERÓIS: Uma análise da percepção de alunos do Ensino Médio de Caruaru sobre esta relação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Os produtos da cultura geek são fabricados em larga escala na atualidade, dentre tais produções temos um nicho específico que são as obras de Heróis, que muitas vezes utilizam Conceitos Físicos em seus roteiros, seja para explicar poderes, origens ou apenas para tornar a obra mais atrativa, criando assim uma relação com a ciência. Muitas vezes os conceitos usados de forma equivocada, transforma aquilo que era científico em conteúdo de Ficção Científica e Pseudociência. No levantamento bibliográfico temos a relação da ciência com a ficção, da ficção com conceitos físicos e do uso da HQ como ferramenta de ensino. Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de alguns estudantes do Ensino Médio sobre esse uso dos conceitos físicos nas Histórias em quadrinhos. Para isso foi elaborado um questionário dividido em três seções. Onde a primeira seção traz dados sobre informações pessoais, gosto e consumo. A segunda seção traz os dados sobre a percepção dos conceitos em trechos de Histórias em quadrinhos e por fim, na terceira seção, temos a capacidade dos estudantes em conseguir identificar o que é passível de realização na vida real ou o que é apenas Pseudociência. O questionário foi aplicado com 15 estudantes da cidade de Caruaru – PE. Ao fim, vimos que os estudantes gostam e querem aulas de Física com a temática de heróis, mas que possuem baixa taxa de percepção para identificar conceitos físicos e distinguir entre o que é possível existir na vida real e o que é ficção. E com isso, é possível usar esses dados para criar sugestões de melhoria para o trabalho dos professores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49940
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Renan Felipe dos Santos Tavares.pdf2,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons