Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49940
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Renan Felipe dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T11:22:08Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T11:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Renan Felipe dos Santos. CONCEITOS FÍSICOS E SUPER-HERÓIS: Uma análise da percepção de alunos do Ensino Médio de Caruaru sobre esta relação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49940 | - |
dc.description.abstract | Os produtos da cultura geek são fabricados em larga escala na atualidade, dentre tais produções temos um nicho específico que são as obras de Heróis, que muitas vezes utilizam Conceitos Físicos em seus roteiros, seja para explicar poderes, origens ou apenas para tornar a obra mais atrativa, criando assim uma relação com a ciência. Muitas vezes os conceitos usados de forma equivocada, transforma aquilo que era científico em conteúdo de Ficção Científica e Pseudociência. No levantamento bibliográfico temos a relação da ciência com a ficção, da ficção com conceitos físicos e do uso da HQ como ferramenta de ensino. Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de alguns estudantes do Ensino Médio sobre esse uso dos conceitos físicos nas Histórias em quadrinhos. Para isso foi elaborado um questionário dividido em três seções. Onde a primeira seção traz dados sobre informações pessoais, gosto e consumo. A segunda seção traz os dados sobre a percepção dos conceitos em trechos de Histórias em quadrinhos e por fim, na terceira seção, temos a capacidade dos estudantes em conseguir identificar o que é passível de realização na vida real ou o que é apenas Pseudociência. O questionário foi aplicado com 15 estudantes da cidade de Caruaru – PE. Ao fim, vimos que os estudantes gostam e querem aulas de Física com a temática de heróis, mas que possuem baixa taxa de percepção para identificar conceitos físicos e distinguir entre o que é possível existir na vida real e o que é ficção. E com isso, é possível usar esses dados para criar sugestões de melhoria para o trabalho dos professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 83p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Percepção dos estudantes | pt_BR |
dc.subject | Conceitos Físicos | pt_BR |
dc.subject | Super-heróis | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.title | Conceitos físicos e super-herois: uma análise da percepção de alunos do ensino médio de Caruaru sobre esta relação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Nowadays, the geek culture products are produced on a large scale, among such productions we have the heroes niche that often use Physical Concepts in their scripts, either to explain powers, origins or just to make the work more attractive, thus creating a relationship with Science. For many times the concepts are used in a wrong way, transforming what should be science into Scientific Fiction and Pseudoscience. The bibliographic presented in this study explains the relationship between Science and fiction, between fiction and physical concepts and the use of comics as a teaching tool. This study aims to analyze the perception of some high school students about the use of physical concepts in comics. In order to do so, a questionnaire divided into three sections was prepared. The first section collects data about personal information, taste and consumption. The second section collects data about the perception of concepts in excerpts from comics and finally, in the third and last section collects data about the ability of students on identifying whats is possible in real life (according the physics lwas) and what is just Pseudoscience. The questionnaire was applied to 15 students from the city of Caruaru-PE (Brazil). In conclusion, we realized that students enjoy and prefer Physics classes associated with heroes content, however, in general they have a low rate of perception of physical concepts and also on distinguish between what is possible to exist in real life and what is fiction. Therefore, it is possible to improve the teaching process of physics with the findings in the study. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Renan Felipe dos Santos Tavares.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons