Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49929
Share on
Title: | O conteúdo escolar instagramável : a influência dos recursos multissemióticos e discursivos na transmutação de gêneros nas imagens do feed do Instagram |
Authors: | BARROS, Fabianne Sales de |
Keywords: | Instagram; Ecologia digital; Gêneros do discurso; Posts Escolares |
Issue Date: | 13-Apr-2023 |
Citation: | BARROS, Fabianne Sales. O conteúdo escolar instagramável : a influência dos recursos multissemióticos e discursivos na transmutação de gêneros nas imagens do feed do Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo tem por objetivo analisar como os recursos multissemióticos e discursivos contribuem para a transmutação dos gêneros escolares no Instagram, à luz de teóricos como Bakhtin (2011), e Paveau (2015, 2017, 2021), além dos estudos da teoria bakhtiniana por Zavam (2009). Tenta-se, portanto, identificar como as ferramentas tecnológicas do aplicativo se entrelaçam aos posts de conteúdos escolares e afetam o processo de reelaboração dos gêneros discursivos, no ambiente digital, buscando compreender os percursos discursivos pelos quais ocorre a concretização das postagens imagéticas do feed da plataforma, quando utilizadas de forma a se desenvolver um processo de ensino-aprendizagem de conteúdos das áreas de conhecimento, tal como estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular. Os resultados evidenciam que o entendimento da ecologia digital, em que esses textos se encontram, acrescenta sentidos importantes para o manuseio do Instagram e para a interação dos discentes nas postagens de cunho didático, por meio de gêneros, muitas vezes, prototípicos da esfera escolar, que transmutaram naquele ambiente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49929 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc Fabianne Sales de Barros.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License