Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49911

Comparte esta pagina

Título : A cartilha em quadrinhos como instrumento para uma educação ambiental transformadora em defesa do manguezal
Autor : ALBUQUERQUE, Daniela Florencio de
Palabras clave : Manguezal - histórias em quadrinhos; Manguezal - conservação; Mangue - ludicidade - material didático
Fecha de publicación : 11-mar-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALBUQUERQUE, Daniela Florencio de. A cartilha em quadrinhos como instrumento para uma educação ambiental transformadora em defesa do manguezal. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Vários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles o emprego das Histórias em Quadrinhos (HQs), consideradas um material didático, lúdico, servindo como apoio em espaços formais e não - formais de aprendizagem. O objetivo geral do presente trabalho foi desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “A Magia Mangal em: Salvando o Manguezal”, que versa sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, foi realizada por professores/as da educação básica, das redes pública e privada dos diversos componentes curriculares, utilizando a abordagem metodológica quali - quantitativa, mediante aplicação de um formulário estruturado, no formato digital, criado através do Google Forms e encaminhado a grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsApp. Os professores/as validaram a cartilha em quadrinhos como um produto técnico tecnológico, que seguiu todos os critérios estabelecidos pela CAPES, considerando que pode ser utilizado como recurso em seus processos de ensino - aprendizagem relacionada à Educação Ambiental, além disso, também caracterizarem a cartilha como um material lúdico, com ilustrações de qualidade, de fácil compreensão e que possui clareza na linguagem e termos utilizados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49911
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Daniela Florencio de Albuquerque.pdf2,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons