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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Daniela Florencio de-
dc.date.accessioned2023-05-04T13:45:12Z-
dc.date.available2023-05-04T13:45:12Z-
dc.date.issued2023-03-11-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Daniela Florencio de. A cartilha em quadrinhos como instrumento para uma educação ambiental transformadora em defesa do manguezal. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49911-
dc.description.abstractVários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles o emprego das Histórias em Quadrinhos (HQs), consideradas um material didático, lúdico, servindo como apoio em espaços formais e não - formais de aprendizagem. O objetivo geral do presente trabalho foi desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “A Magia Mangal em: Salvando o Manguezal”, que versa sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, foi realizada por professores/as da educação básica, das redes pública e privada dos diversos componentes curriculares, utilizando a abordagem metodológica quali - quantitativa, mediante aplicação de um formulário estruturado, no formato digital, criado através do Google Forms e encaminhado a grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsApp. Os professores/as validaram a cartilha em quadrinhos como um produto técnico tecnológico, que seguiu todos os critérios estabelecidos pela CAPES, considerando que pode ser utilizado como recurso em seus processos de ensino - aprendizagem relacionada à Educação Ambiental, além disso, também caracterizarem a cartilha como um material lúdico, com ilustrações de qualidade, de fácil compreensão e que possui clareza na linguagem e termos utilizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectManguezal - histórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectManguezal - conservaçãopt_BR
dc.subjectMangue - ludicidade - material didáticopt_BR
dc.titleA cartilha em quadrinhos como instrumento para uma educação ambiental transformadora em defesa do manguezalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8576306572299281pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThere are several instruments used for the development of Environmental Education, among them the use of Comics (comics), considered a didactic, ludic material, serving as support in formal and non-formal learning spaces. The general objective of the present work was to develop a Booklet in Comics, entitled “The Mangrove Magic in: Saving the Mangrove”, which deals with the importance and necessity of conservation of the mangrove ecosystem, and which will serve as an instrument for a transforming environmental education and for enhance meaningful learning. The validation of the Technological Technical Product, the comic booklet, was carried out by teachers of basic education, public and private networks of the various curricular components, using the qualitative - quantitative methodological approach, through the application of a structured form, in digital format , created through Google Forms and sent to virtual groups of teachers and schools, through the whatsApp application. The teachers validated the comic booklet as a technological technical product, which followed all the criteria established by CAPES, considering that it can be used as a resource in their teaching processes - learning related to Environmental Education, in addition, they also characterize the booklet as a playful material, with quality illustrations, easy to understand and that has clarity in the language and terms used.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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