Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49905

Compartilhe esta página

Título: Trajetórias de carreira de profissionais da inovação : uma análise das práticas discursivas de subjetividades nas narrativas de experiências vividas na utilização de tecnologias e mídias digitais
Autor(es): SAMPAIO, Ana Carolina Assis
Palavras-chave: Profissionais da informação; Cultura digital; Trajetória de carreira
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SAMPAIO, Ana Carolina Assis. Trajetórias de carreira de profissionais da inovação: uma análise das práticas discursivas de subjetividades nas narrativas de experiências vividas na utilização de tecnologias e mídias digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As novas tecnologias de informação e comunicação tem modificado as formas de trabalho, relacionamento e entretenimento. Nesse contexto, há a demanda de um outro perfil de profissional, principalmente para aqueles que estão ligados ao cenário de inovação. Inseridos em uma sociedade midiatizada, as práticas e a vivência cotidiana se alteram, modificando a forma com que o sujeito se constitui. Nessa ordem de ideias, entendendo que tanto a trajetória profissional quanto a vivência digital podem ser entendidas como práticas discursivas do sujeito, o trabalho pesquisa como a trajetória de carreira dos profissionais de inovação, a partir da vivência de uso das tecnologias de mídias digitais, revela práticas discursivas de subjetividades. Para o escopo do presente trabalho, os profissionais de inovação tratam empiricamente daqueles que trabalham no setor de economia criativa e tecnologia de informação e comunicação. Para conseguir esse objetivo optamos pela análise de discurso foucaultiana (ADF) uma vez que nos permite acessar as vivências e práticas na trajetória dos profissionais e revelar as formações discursivas relativas à subjetividade. Logo, associado a coleta de dados por meio de entrevistas narrativas, o método escolhido possibilita investigar a relação existente entre a trajetória de carreira e a vivência com a cultura digital, permitindo inferir as práticas discursivas que revelam subjetividades detectadas nas práticas virtuais dos profissionais de inovação. Os resultados apontaram para a identificação de cinco formações discursivas quais sejam: sujeição, amor, cuidado, tecnologias e verdades. Essas formações dizem respeito às construções discursivas que indicam práticas digitais de carreira, formando os processos de subjetivação dos profissionais. Com isso, identificamos uma lógica de construção que se referem às tecnologias de carreira e às sujeições de carreira. Ao final discutimos os resultados a partir do entendimento de tecnologias e sujeições de carreira como práticas discursivas de subjetividade que compõem a formação do profissional da inovação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49905
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Carolina Assis Sampaio.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons