Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49905

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, André Luiz Maranhão de Souza-
dc.contributor.authorSAMPAIO, Ana Carolina Assis-
dc.date.accessioned2023-05-04T12:35:32Z-
dc.date.available2023-05-04T12:35:32Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ana Carolina Assis. Trajetórias de carreira de profissionais da inovação: uma análise das práticas discursivas de subjetividades nas narrativas de experiências vividas na utilização de tecnologias e mídias digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49905-
dc.description.abstractAs novas tecnologias de informação e comunicação tem modificado as formas de trabalho, relacionamento e entretenimento. Nesse contexto, há a demanda de um outro perfil de profissional, principalmente para aqueles que estão ligados ao cenário de inovação. Inseridos em uma sociedade midiatizada, as práticas e a vivência cotidiana se alteram, modificando a forma com que o sujeito se constitui. Nessa ordem de ideias, entendendo que tanto a trajetória profissional quanto a vivência digital podem ser entendidas como práticas discursivas do sujeito, o trabalho pesquisa como a trajetória de carreira dos profissionais de inovação, a partir da vivência de uso das tecnologias de mídias digitais, revela práticas discursivas de subjetividades. Para o escopo do presente trabalho, os profissionais de inovação tratam empiricamente daqueles que trabalham no setor de economia criativa e tecnologia de informação e comunicação. Para conseguir esse objetivo optamos pela análise de discurso foucaultiana (ADF) uma vez que nos permite acessar as vivências e práticas na trajetória dos profissionais e revelar as formações discursivas relativas à subjetividade. Logo, associado a coleta de dados por meio de entrevistas narrativas, o método escolhido possibilita investigar a relação existente entre a trajetória de carreira e a vivência com a cultura digital, permitindo inferir as práticas discursivas que revelam subjetividades detectadas nas práticas virtuais dos profissionais de inovação. Os resultados apontaram para a identificação de cinco formações discursivas quais sejam: sujeição, amor, cuidado, tecnologias e verdades. Essas formações dizem respeito às construções discursivas que indicam práticas digitais de carreira, formando os processos de subjetivação dos profissionais. Com isso, identificamos uma lógica de construção que se referem às tecnologias de carreira e às sujeições de carreira. Ao final discutimos os resultados a partir do entendimento de tecnologias e sujeições de carreira como práticas discursivas de subjetividade que compõem a formação do profissional da inovação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfissionais da informaçãopt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectTrajetória de carreirapt_BR
dc.titleTrajetórias de carreira de profissionais da inovação : uma análise das práticas discursivas de subjetividades nas narrativas de experiências vividas na utilização de tecnologias e mídias digitaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2181702713497891pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2313504052405431pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe new information and communication technologies have changed the forms of work, relationships and entertainment. In this context, there is a demand for a new professional profile, especially for those who are linked to the innovation scenario. In a mediatized society, the practices and the daily life changes, modifying the way in which the subject is constituted. In this order of ideas, understanding that both (the professional trajectory and the digital experiences) can be understood as discursive practices of the subject, the work researches the career trajectory of innovation professionals, based on the experience of using digital media technologies, reveals discursive practices of subjectivities. For the scope of this work, innovation professionals refer empirically with those who work in the creative economy sector and information and communication technology. To achieve this objective, we opted for Foucault's discourse analysis (FDA) whereas it allows us to access the experiences and practices in the professionals' trajectory and reveal the discursive formations related to subjectivity. Therefore, associated with data collection through narrative interviews, the chosen method makes it possible to investigate the relationship between the career trajectory and the experience with the digital culture, being able to reveal the discursive practices that reveal subjectivities detected in the professionals' virtual practices of innovation. The results pointed to the identification of five discursive formations, namely: subjection, love, care, technologies and truths. These formations concern the discursive constructions that indicate digital career practices, forming the subjectivation processes of professionals. Thereby, we identify a construction logic that refers to career’s technologies and career’s subjection. At the end, we discuss the results from the understanding of technologies and subjection of career as discursive practices of subjectivity that compose the innovation professionals.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Carolina Assis Sampaio.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons