Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49890

Compartilhe esta página

Título: Articulação entre educação do campo e educação matemática: um estudo documental.
Autor(es): SILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Educação do campo; Trabalho de grupo na pesquisa
Data do documento: 22-Jan-2016
Citação: SILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da. Articulação entre educação do campo e educação matemática: um estudo documental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Abstract: O estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco tem como objetivo identificar pesquisas de pós-graduação que articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática. Para tanto, optamos por desenvolver um estudo documental tendo como corpus de investigação o Diretório dos Grupos de Pesquisas da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Levando em consideração a publicação das Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo, estabelecemos os anos de 2002 a 2015 como período investigação. Buscamos responder a seguinte questão: Que pesquisas de tese e dissertação articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos específicos: (1) mapear os grupos de pesquisa que discutem Educação do Campo; (2) identificar as teses e dissertações que os/as pesquisadores/as destes grupos articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática. Identificamos 55 grupos de pesquisa, tendo 4 deles sido extintos durante a realização da coleta de dados. Os 51 Grupos investigados são compostos de 531 pesquisadores/as. A análise que realizamos, a partir de palavras-chave mostra que 31 (5,85%) pesquisadores/as da Educação do Campo também discutem Educação Matemática. No entanto, apenas 3 informam no currículo que desenvolvem e/ou orientam pesquisas de teses e dissertações com estas temáticas articuladas. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de se desenvolver pesquisas que articulem estes domínios para melhor conhecermos a realidade do ensino de matemática nas escolas do campo por este viés.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49890
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da.pdf639,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons