Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49890

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da-
dc.date.accessioned2023-05-03T12:15:49Z-
dc.date.available2023-05-03T12:15:49Z-
dc.date.issued2016-01-22-
dc.date.submitted2023-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da. Articulação entre educação do campo e educação matemática: um estudo documental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49890-
dc.description.abstractO estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco tem como objetivo identificar pesquisas de pós-graduação que articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática. Para tanto, optamos por desenvolver um estudo documental tendo como corpus de investigação o Diretório dos Grupos de Pesquisas da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Levando em consideração a publicação das Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo, estabelecemos os anos de 2002 a 2015 como período investigação. Buscamos responder a seguinte questão: Que pesquisas de tese e dissertação articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos específicos: (1) mapear os grupos de pesquisa que discutem Educação do Campo; (2) identificar as teses e dissertações que os/as pesquisadores/as destes grupos articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática. Identificamos 55 grupos de pesquisa, tendo 4 deles sido extintos durante a realização da coleta de dados. Os 51 Grupos investigados são compostos de 531 pesquisadores/as. A análise que realizamos, a partir de palavras-chave mostra que 31 (5,85%) pesquisadores/as da Educação do Campo também discutem Educação Matemática. No entanto, apenas 3 informam no currículo que desenvolvem e/ou orientam pesquisas de teses e dissertações com estas temáticas articuladas. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de se desenvolver pesquisas que articulem estes domínios para melhor conhecermos a realidade do ensino de matemática nas escolas do campo por este viés.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTrabalho de grupo na pesquisapt_BR
dc.titleArticulação entre educação do campo e educação matemática: um estudo documental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3670620763253969pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.description.abstractxThe present study is an end of course paper for the course of Degree in Mathematics of the Universidade Federal de Pernambuco – CAA, which has the objective to identify post-graduation research that articulate field education with mathematics education. Therefore, it was opted to develop a documentary study having as the investigational corpus the group directory of the Lattes Platform of the Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Considering the National Guidelines for Field Education, the period chosen for investigation was from 2002 to 2015. Hence, we decided to answer the following question: Which thesis dissertation research articulate Field Education with Mathematics Education? The specific objectives were: (1) to map out the researches which discuss Field Education; (2) to identify thesis and dissertations whose group researchers articulate Field Education with Mathematics Education. We identify 55 research groups, whose 4 of them were extinct during the collecting data. The 51 investigated groups are composed by 531 researchers. The analysis realized with the key-words shows that 31 (5,85%) Field Education researches also discuss Mathematics Education. Although, only 3 researches inform, in their curriculum, they develop and/or guide thesis and dissertation articulating both themes. The results of this study point to the necessity to develop research that joins both educational domains to better be acquainted with the teaching reality of mathematics in the field schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da.pdf639,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons