Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49874

Compartilhe esta página

Título: A utilização de diferentes recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para a educação básica: uma revisão de literatura
Autor(es): ARAÚJO, Fiamma Acsa de Siqueira
Palavras-chave: Desenvolvimento embrionário; Ensino de biologia; Jogos didáticos; Modelos didáticos
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: ARAðJO, Fiamma Acsa de Siqueira. A utilização de diferentes recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para a educação básica: uma revisão de literatura. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O ensino da embriologia humana para o ensino médio é considerado um tanto extenso, abstrato e complexo se tornando desafiador para os professores e estudantes. Diante disso, supõe-se que a utilização de recursos didáticos seja uma metodologia alternativa pertinente para a compreensão do ensino desta ciência. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão de literatura acerca da utilização de recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para o ensino médio. Incialmente foi realizada uma busca por artigos inéditos em sites de busca (Google Acadêmico) e bases eletrônicas de publicações científicas como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Portal de periódicos CAPES publicados entre os anos de 2012 a 2022 em português, utilizando-se dos seguintes descritores: “embriologia humana"; “ensino-aprendizagem”; “recurso didático” e “ensino médio". Os resultados dessa revisão demonstram que entre um período de dez anos (2012-2022), oito publicações foram encontradas dentro dos critérios de elegibilidade estabelecidos, sendo um número relativamente baixo o que remete que o uso dessas alternativas metodológicas não ocorre com frequência nas salas de aulas. A partir da análise e leitura dos trabalhos selecionados foi possível concluir que os recursos didáticos têm apresentado como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem da embriologia humana. Além disso, essa revisão salienta que essas ferramentas merecem um espaço maior nos planejamentos pedagógicos dos docentes, auxiliando-os nas suas aulas teóricas expositivas dialogadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49874
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FIAMMA ACSA DE SIQUEIRA ARAÚJO.pdf587,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons