Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49874
Compartilhe esta página
Título: | A utilização de diferentes recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para a educação básica: uma revisão de literatura |
Autor(es): | ARAÚJO, Fiamma Acsa de Siqueira |
Palavras-chave: | Desenvolvimento embrionário; Ensino de biologia; Jogos didáticos; Modelos didáticos |
Data do documento: | 20-Abr-2023 |
Citação: | ARAðJO, Fiamma Acsa de Siqueira. A utilização de diferentes recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para a educação básica: uma revisão de literatura. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | O ensino da embriologia humana para o ensino médio é considerado um tanto extenso, abstrato e complexo se tornando desafiador para os professores e estudantes. Diante disso, supõe-se que a utilização de recursos didáticos seja uma metodologia alternativa pertinente para a compreensão do ensino desta ciência. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão de literatura acerca da utilização de recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para o ensino médio. Incialmente foi realizada uma busca por artigos inéditos em sites de busca (Google Acadêmico) e bases eletrônicas de publicações científicas como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Portal de periódicos CAPES publicados entre os anos de 2012 a 2022 em português, utilizando-se dos seguintes descritores: “embriologia humana"; “ensino-aprendizagem”; “recurso didático” e “ensino médio". Os resultados dessa revisão demonstram que entre um período de dez anos (2012-2022), oito publicações foram encontradas dentro dos critérios de elegibilidade estabelecidos, sendo um número relativamente baixo o que remete que o uso dessas alternativas metodológicas não ocorre com frequência nas salas de aulas. A partir da análise e leitura dos trabalhos selecionados foi possível concluir que os recursos didáticos têm apresentado como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem da embriologia humana. Além disso, essa revisão salienta que essas ferramentas merecem um espaço maior nos planejamentos pedagógicos dos docentes, auxiliando-os nas suas aulas teóricas expositivas dialogadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49874 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FIAMMA ACSA DE SIQUEIRA ARAÚJO.pdf | 587,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons