Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49874

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Erika Maria Silva-
dc.contributor.authorARAÚJO, Fiamma Acsa de Siqueira-
dc.date.accessioned2023-05-02T20:02:50Z-
dc.date.available2023-05-02T20:02:50Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.date.submitted2023-05-01-
dc.identifier.citationARAðJO, Fiamma Acsa de Siqueira. A utilização de diferentes recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para a educação básica: uma revisão de literatura. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49874-
dc.description.abstractO ensino da embriologia humana para o ensino médio é considerado um tanto extenso, abstrato e complexo se tornando desafiador para os professores e estudantes. Diante disso, supõe-se que a utilização de recursos didáticos seja uma metodologia alternativa pertinente para a compreensão do ensino desta ciência. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão de literatura acerca da utilização de recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para o ensino médio. Incialmente foi realizada uma busca por artigos inéditos em sites de busca (Google Acadêmico) e bases eletrônicas de publicações científicas como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Portal de periódicos CAPES publicados entre os anos de 2012 a 2022 em português, utilizando-se dos seguintes descritores: “embriologia humana"; “ensino-aprendizagem”; “recurso didático” e “ensino médio". Os resultados dessa revisão demonstram que entre um período de dez anos (2012-2022), oito publicações foram encontradas dentro dos critérios de elegibilidade estabelecidos, sendo um número relativamente baixo o que remete que o uso dessas alternativas metodológicas não ocorre com frequência nas salas de aulas. A partir da análise e leitura dos trabalhos selecionados foi possível concluir que os recursos didáticos têm apresentado como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem da embriologia humana. Além disso, essa revisão salienta que essas ferramentas merecem um espaço maior nos planejamentos pedagógicos dos docentes, auxiliando-os nas suas aulas teóricas expositivas dialogadas.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento embrionáriopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.titleA utilização de diferentes recursos didáticos como ferramenta adicional no ensino da embriologia humana para a educação básica: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5595633770347655pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6558845922911768pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of human embryology for high school is considered to be quite extensive, abstract and complex, making it challenging for teachers and students. Given this, it is assumed that the use of didactic resources is a relevant alternative methodology for understanding the teaching of this science. Thus, the objective of this study was to elaborate an literature review about the use of didactic resources as an additional tool in the teaching of human embryology for high school. Initially, a search was carried out for unpublished articles in search engines (Google Scholar) and electronic databases of scientific publications such as: Scientific Electronic Library Online (Scielo) and CAPES Journal Portal published between the years 2012 to 2022 in Portuguese, using of the following descriptors: "human embryology"; "teaching-learning"; "didactic resource" and "high school". The results of this review demonstrate that over a period of ten years (2012-2022), eight publications were found within the established eligibility criteria, a relatively low number, which suggests that the use of these methodological alternatives does not occur frequently in classes. From the analysis and reading of the selected works it was possible to conclude that the didactic resources have been presented as tools in the teaching and learning process of human embryology. In addition, this review emphasizes that these tools deserve a greater space in the teachers' pedagogical plans, helping them in their theoretical dialogued expository classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-2907-1964pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FIAMMA ACSA DE SIQUEIRA ARAÚJO.pdf587,21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons