Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49859

Compartilhe esta página

Título: O uso de tecnologias digitais no ensino remoto: pontos e contrapontos para o ensino e aprendizagem em ciências biológicas
Autor(es): GOMES, Murilo Henrique da Silva
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Ensino remoto; G suíte for education; Pandemia covid-19
Data do documento: 31-Mar-2023
Citação: GOMES, Murilo Henrique da Silva. O uso de tecnologias digitais no ensino remoto: pontos e contrapontos para o ensino e aprendizagem em ciências biológicas. 2023. 44 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Em 2020, a pandemia COVID 19 desencadeou mudanças na educação no tocante ao formato de ensino remoto, visando dar continuidade às aulas em meio ao isolamento social. Diante desse cenário, as tecnologias digitais se tornaram fundamentais, promovendo a realização de práticas pedagógicas. Dentre os recursos tecnológicos existentes, destacamos o G suíte for Education do Google como uma opção de ferramenta utilizada nesse formato de ensino. O presente trabalho busca apresentar os pontos e os contrapontos do uso de tecnologias digitais no ensino remoto para o processo de ensino e aprendizagem em biologia. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa do tipo descritiva com análise bibliográfica. A coleta dos dados ocorreu em anais de dois eventos científicos, da área de Educação e Tecnologia, (CONEDU) e (CITE), fazendo um recorte do período pandêmico de 2019 a 2022, cujas Plataformas Digitais tiveram uma alta busca e usabilidade. Na obtenção dos dados foram contabilizados 13.058 trabalhos, sendo 134 trabalhos que abordavam o uso das tecnologias e os recursos digitais utilizados para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19. E apenas 21, utilizaram a plataforma G suíte for Education do Google. O CONEDU foi o evento que deteve mais publicações, tendo um destaque. Já o CITE, com um quantitativo mais reduzido de publicações por edições do evento. Por fim, foi notório que houve uma baixa produtividade de trabalhos realizados envolvendo essa temática, demonstrando possivelmente alguma dificuldade para produzir em meio a pandemia ou até mesmo pouco interesse por parte dos envolvidos. No entanto é possível que mais pesquisas sejam realizadas futuramente, podendo retratar esse cenário que representa um marco na história da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49859
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MURILO HENRIQUE DA SILVA GOMES.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons