Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49859

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorGOMES, Murilo Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-02T12:16:18Z-
dc.date.available2023-05-02T12:16:18Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.date.submitted2023-04-30-
dc.identifier.citationGOMES, Murilo Henrique da Silva. O uso de tecnologias digitais no ensino remoto: pontos e contrapontos para o ensino e aprendizagem em ciências biológicas. 2023. 44 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49859-
dc.description.abstractEm 2020, a pandemia COVID 19 desencadeou mudanças na educação no tocante ao formato de ensino remoto, visando dar continuidade às aulas em meio ao isolamento social. Diante desse cenário, as tecnologias digitais se tornaram fundamentais, promovendo a realização de práticas pedagógicas. Dentre os recursos tecnológicos existentes, destacamos o G suíte for Education do Google como uma opção de ferramenta utilizada nesse formato de ensino. O presente trabalho busca apresentar os pontos e os contrapontos do uso de tecnologias digitais no ensino remoto para o processo de ensino e aprendizagem em biologia. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa do tipo descritiva com análise bibliográfica. A coleta dos dados ocorreu em anais de dois eventos científicos, da área de Educação e Tecnologia, (CONEDU) e (CITE), fazendo um recorte do período pandêmico de 2019 a 2022, cujas Plataformas Digitais tiveram uma alta busca e usabilidade. Na obtenção dos dados foram contabilizados 13.058 trabalhos, sendo 134 trabalhos que abordavam o uso das tecnologias e os recursos digitais utilizados para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19. E apenas 21, utilizaram a plataforma G suíte for Education do Google. O CONEDU foi o evento que deteve mais publicações, tendo um destaque. Já o CITE, com um quantitativo mais reduzido de publicações por edições do evento. Por fim, foi notório que houve uma baixa produtividade de trabalhos realizados envolvendo essa temática, demonstrando possivelmente alguma dificuldade para produzir em meio a pandemia ou até mesmo pouco interesse por parte dos envolvidos. No entanto é possível que mais pesquisas sejam realizadas futuramente, podendo retratar esse cenário que representa um marco na história da educação.pt_BR
dc.format.extent44pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectG suíte for educationpt_BR
dc.subjectPandemia covid-19pt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais no ensino remoto: pontos e contrapontos para o ensino e aprendizagem em ciências biológicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1973270162700870pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxIn 2020, the COVID 19 pandemic triggered changes in education regarding the remote teaching format, aiming to continue classes amid social isolation. Given this scenario, digital technologies have become fundamental, promoting the implementation of pedagogical practices. Among the existing technological resources, we highlight Google's G suite for Education as a tool option used in this teaching format. The present work seeks to present the points and counterpoints of the use of digital technologies in remote teaching for the teaching and learning process in biology. The work presents a qualitative approach of the descriptive type with bibliographical analysis. Data collection took place in the annals of two scientific events, in the area of Education and Technology, (CONEDU) and (CITE), making a cut of the pandemic period from 2019 to 2022, whose Digital Platforms had a high search and usability. In obtaining the data, 13,058 works were counted, 134 of which addressed the use of technologies and digital resources used for remote teaching during the COVID-19 pandemic. And only 21 used Google's G suite for Education platform. CONEDU was the event that held the most publications, having a highlight. CITE, on the other hand, with a smaller number of publications per edition of the event. Finally, it was notorious that there was a low productivity of works carried out involving this theme, possibly demonstrating some difficulty to produce in the middle of the pandemic or even little interest on the part of those involved. However, it is possible that more research will be carried out in the future, being able to portray this scenario that represents a milestone in the history of education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MURILO HENRIQUE DA SILVA GOMES.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons