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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49818
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Título : | Autismo e inclusão escolar: as contribuições das práticas adaptadas para alunos com TEA no ensino de ciências |
Autor : | SILVA, Weslainy Margarida da |
Palabras clave : | autismo; ensino-aprendizagem; modelo didático; inclusão escolar; educação inclusiva |
Fecha de publicación : | 12-abr-2023 |
Citación : | SILVA, Weslainy Margarida da. Autismo e inclusão escolar: as contribuições das práticas adaptadas para alunos com tea no ensino de ciências. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | A educação inclusiva são estratégias de educação que busca tornar a educação democrática para todos. Por meio dela há diversas discussões, estudos e modelos que visem a inserção de pessoas com deficiências na educação regular, sendo estimuladas habilidades de socialização, convivência e aprendizagem. Uma das Perspectivas da educação inclusiva está relacionada a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), os quais podem apresentar diversos níveis de dificuldades de interação, comunicação e socialização, fatos que são intensificados pelo preconceito estereotipado das pessoas com TEA. Assim, este trabalho objetivou discutir sobre estratégias de ensino e modelos didáticos voltados para a inclusão de estudantes com TEA, especialmente para as aulas de ciências e biologia. Para isso foram feitas buscas no Periódico Capes e Repositório Attena, utilizando as palavras-chave ensino, transtorno do espectro autista, ciências e biologia, adicionando os operadores booleanos AND e OR. Foram encontrados 228 e 112 estudos nas respectivas plataformas publicados entre 2017 e 2023, assim foram selecionados artigos que estivessem de acordo com o objetivo deste trabalho, restando 12 do Periódico Capes e 2 do repositório Attena. Dentre os trabalhos, 3 estavam direcionados para toda a turma de ensino regular, 3 trabalhos aos estudantes com TEA separadamente e 1 trabalho foi aplicado em turma de pessoas com deficiência, onde estavam incluídas estudantes com TEA. Os demais trabalhos referiam-se a relatos de professores (6 trabalhos). Todos os autores relataram benefícios na interação dos estudantes com TEA, participação, além de resistência inicial, que foi superada no decorrer das dinâmicas em sala. Assim, é possível concluir que a utilização de diversos recursos tecnológicos auxilia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA, corroborando para o desenvolvimento de habilidades de socialização e aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49818 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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