Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49818

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Michelle Figueiredo-
dc.contributor.authorSILVA, Weslainy Margarida da-
dc.date.accessioned2023-04-28T17:27:17Z-
dc.date.available2023-04-28T17:27:17Z-
dc.date.issued2023-04-12-
dc.date.submitted2023-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Weslainy Margarida da. Autismo e inclusão escolar: as contribuições das práticas adaptadas para alunos com tea no ensino de ciências. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49818-
dc.description.abstractA educação inclusiva são estratégias de educação que busca tornar a educação democrática para todos. Por meio dela há diversas discussões, estudos e modelos que visem a inserção de pessoas com deficiências na educação regular, sendo estimuladas habilidades de socialização, convivência e aprendizagem. Uma das Perspectivas da educação inclusiva está relacionada a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), os quais podem apresentar diversos níveis de dificuldades de interação, comunicação e socialização, fatos que são intensificados pelo preconceito estereotipado das pessoas com TEA. Assim, este trabalho objetivou discutir sobre estratégias de ensino e modelos didáticos voltados para a inclusão de estudantes com TEA, especialmente para as aulas de ciências e biologia. Para isso foram feitas buscas no Periódico Capes e Repositório Attena, utilizando as palavras-chave ensino, transtorno do espectro autista, ciências e biologia, adicionando os operadores booleanos AND e OR. Foram encontrados 228 e 112 estudos nas respectivas plataformas publicados entre 2017 e 2023, assim foram selecionados artigos que estivessem de acordo com o objetivo deste trabalho, restando 12 do Periódico Capes e 2 do repositório Attena. Dentre os trabalhos, 3 estavam direcionados para toda a turma de ensino regular, 3 trabalhos aos estudantes com TEA separadamente e 1 trabalho foi aplicado em turma de pessoas com deficiência, onde estavam incluídas estudantes com TEA. Os demais trabalhos referiam-se a relatos de professores (6 trabalhos). Todos os autores relataram benefícios na interação dos estudantes com TEA, participação, além de resistência inicial, que foi superada no decorrer das dinâmicas em sala. Assim, é possível concluir que a utilização de diversos recursos tecnológicos auxilia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA, corroborando para o desenvolvimento de habilidades de socialização e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectautismopt_BR
dc.subjectensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectmodelo didáticopt_BR
dc.subjectinclusão escolarpt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.titleAutismo e inclusão escolar: as contribuições das práticas adaptadas para alunos com TEA no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5707521395032021pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5033169458147279pt_BR
dc.description.abstractxInclusive education is an education model that seeks to make education democratic for all. Through it, there are several discussions, studies and models aimed at the inclusion of people with disabilities in regular education, stimulating socialization, coexistence and learning skills. One of the Perspectives of inclusive education is related to people with autism spectrum disorder (ASD), who may have different levels of interaction, communication and socialization difficulties, facts that are intensified by the stereotyped prejudice of people with ASD. Thus, this work aimed to discuss teaching strategies and didactic models aimed at the inclusion of students with ASD, especially for science and biology classes. For this, searches were carried out in the Periódico Capes and Attena Repository, using the keywords teaching, autism spectrum disorder, science and biology, adding the Boolean operators AND and OR. A total of 228 and 112 studies were found on the respective platforms published between 2017 and 2023, so articles that follow according to the objective of this work were selected, leaving 12 from Periódico Capes and 2 from the Attena repository. Among the works, 3 were directed to the entire regular education class, 3 works to students with ASD separately and 1 work was applied in a class of people with disabilities, which included students with ASD. The other papers referred to teachers' reports (6 papers). All authors received benefits in the interaction of students with ASD, participation, in addition to initial resistance, which was overcome during the dynamics in the classroom. Thus, it is possible to conclude that the use of various technological resources helps in the teaching and learning process of students with ASD, supporting the development of socialization and learning skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Weslainy Margarida da Silva.pdf428,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons