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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49807

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Título: Gestão da inovação na perspectiva da Teoria Social Cognitiva : uma análise do comportamento dos gestores de micro e pequenas empresas
Autor(es): SILVA, Wilma Lucineide da
Palavras-chave: Desenvolvimento organizacional – Pernambuco; Microempresas – Administração; Pequenas e médias empresas – Administração; Teoria social cognitiva; Comportamento organizacional – Pernambuco; Avaliação do comportamento – Pernambuco
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Wilma Lucineide da. Gestão da inovação na perspectiva da Teoria Social Cognitiva: uma análise do comportamento dos gestores de micro e pequenas empresas. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O objetivo do trabalho é compreender o comportamento dos gestores das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para o desenvolvimento da inovação no Arranjo Produtivo Local (APL) do Agreste de Pernambuco. O presente estudo segue a proposta da Teoria Social Cognitiva (TSC) de Bandura (1986), que propõe que o comportamento dos indivíduos é influenciado pela relação entre os fatores pessoais, ambientais e comportamentais. A pesquisa é qualitativa, caracterizando-se como descritiva e, para tal, foi aplicado estudo de caso único incorporado, e os seus dados foram coletados por intermédio de entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Também foram utilizadas fotografias como técnica complementar de validação dos dados obtidos nas entrevistas, apenas com o papel de contextualizar momentos históricos da vida dos gestores ou aspectos do seu comportamento. Os resultados demonstraram que os três fatores descritos por Bandura se relacionam entre si, sendo que os fatores pessoais e comportamentais se sobressaíram em relação aos fatores ambientais. Assim, a gestão da inovação das MPEs depende principalmente desses dois fatores para acontecer. Portanto, os gestores entrevistados conseguem se utilizar de suas características pessoais que lhes beneficiam para inovar e reagem com um comportamento inovador diante das situações. Dessa forma, conseguem aproveitar as oportunidades que o APL de Confecções do Agreste de Pernambuco lhes proporcionam e superar as barreiras que são impostas, assim como em outros atributos do ambiente interno, como os seus estados afetivos para adotar um autocontrole que reduza os impactos negativos em sua criatividade. Como principais contribuições teóricas, o trabalho consegue avançar nos estudos de inovação nas MPEs, principalmente envolvendo o comportamento dos seus gestores e em suas contribuições práticas, o que pode ajudar os agentes públicos e privados envolvidos em ações de apoio aos pequenos negócios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49807
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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